quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Folha de São Paulo abre inscrição para curso de jornalismo patrocinado pela Odebrecht e Friboi



Não, isso não é uma piada.

Não é uma pegadinha.
É mais um retrato do nosso país.
Não dá para decidir o que é mais vergonhoso: a Folha de São Paulo passando a perna em toda a categoria de profissionais do jornalismo ou fazendo um curso de formação de jornalista patrocinado pela ODEBRETCH e FRIBOI!
Realmente chocante, ainda mais vindo de um veículo de comunicação que se auto proclama(na própria propaganda acima) o maior jornal do país.
Não bastasse o crime cometido contra toda uma categoria, quando uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, revogou a exigência do diploma de jornalismo como requisito para o exercício da profissão, A FOLHA DE SÃO PAULO se dispõe a formar e contratar jornalistas sem diploma, com base num cursinho organizado por ela mesma.
Quando o STF considerou inconstitucional o Decreto-Lei 972/69, que exigia a formação de nível superior específica para a prática do jornalismo, os juízes argumentaram que a exigência do diploma ia de encontro à liberdade de expressão prevista na Constituição.
Sete anos após o julgamento do Supremo, já é possível avaliar as consequências negativas dessa decisão para a sociedade: A imprensa não reduziu seu monopólio, novos protagonistas não tiveram a oportunidade de ter mais espaço. O que aconteceu foi a precarização da formação dos profissionais e das relações de trabalho, muitas vezes com efeitos práticos na questão salarial. Por todo o Brasil, faculdades de jornalismo foram fechadas e as pesquisas e cursos de pós-graduação e especialização na área foram reduzidos. Os únicos beneficiados acabaram sendo os donos de empresas jornalísticas que ganharam muito com o fim do diploma.
A iniciativa da Folha comprova isso.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails