quinta-feira, 17 de novembro de 2016

JORNALISTA CACO BARCELLOS É SALVO PELA POLÍCIA

Diz a sabedoria popular: A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
Esta frase encaixa perfeitamente na situação ocorrida ontem com o jornalista Caco Barcellos, atualmente à frente do programa PROFISSÃO REPÓRTER, da Rede Globo.
O jornalista cobria uma manifestação contra o pacote de austeridade fiscal no Estado do Rio, que está sendo discutido pelos deputados estaduais na Alerj (Assembléia Legislativa do estado do Rio de Janeiro), quando foi reconhecido por manifestantes, agredido e expulso do ato.
Lastimável que um profissional da imprensa passe por uma situação como essa. 
Repudiamos qualquer tipo de violência desnecessária.

Jornalista Caco Barcellos é salvo por policiais
durante manifestação no Rio de Janeiro
Porém não é possível assistirmos a um fato como esse sem mencionarmos algo de extrema relevância.
Nos anos 1990, Caco Barcelos escreveu e publicou um livro intitulado “ROTA 66 – A HISTÓRIA DA POLÍCIA QUE MATA”. Só pelo nome, já se tem noção da linha narrativa da obra em questão. Mais uma publicação onde os policiais são os vilões, retratados como pessoas cruéis, sem escrúpulos e indignos de confiança. Segundo o portal Abordagem Policial, em sua obra literária, o jornalista Caco Barcelos: “caricaturou policiais como feras raivosas ávidas por sangue inocente, e bandidos foram idolatrados como vítimas inocentes, incapazes de cometer mal algum, em uma evidente inversão de valores que mostra os referenciais pouco nobres em que o autor se baseia para tecer suas considerações. Caco Barcellos se mostrou carregado de um sentimento vingativo revanchista, buscando a qualquer custo desprestigiar uma instituição (...)"
Dito isso, torna-se interessante vermos que os mesmos policiais "raivosos", "capazes de consumir pessoas inocentes para saciar seu desejo de sangue”, foram os responsáveis por proteger, salvar e conduzir em segurança o jornalista que tanto os criticou, difamou e humilhou.
Isso vale uma reflexão.
Parabéns aos policiais, agentes cumpridores de seu dever acima de qualquer coisa. Vocês mostraram como a polícia defende a sociedade, ainda que isso fira sua própria carne.

Links

Link para resenha do site Abordagem Policial sobre o livro Rota 66 - A história da Polícia que Mata
http://abordagempolicial.com/2012/12/dissecando-rota-66/

Link para notícia sobre agressão a Caco Barcellos
http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/jornalista-caco-barcellos-agredido-durante-manifestacao-de-servidores-na-alerj-20476263.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails