sábado, 19 de novembro de 2016

Rui Costa concede foro privilegiado a Jaques Wagner

Jaques Wagner e Rui Costa: união para barrar
possível prisão pela Lava Jato

Essa semana assistimos às prisões de "ilustres" políticos: Anthony Garotinho, Sérgio Cabral...
Adotando uma estratégia de redução de danos, o PT tenta desesperadamente, estancar a sangria criada pelas investigações de corrupção e outros crimes conduzidas pela Operação Lava Jato, concedendo foro privilegiado aos que podem ser presos a qualquer momento.
E foi assim que o ex-ministro e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi nomeado pelo atual governador do estado, Rui Costa (PT), como coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), estrutura vinculada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição desse sábado (19).

Uma manobra que claramente visa barrar ações da Lava Jato. O argumento para a nomeação de Wagner no “Conselhão”, e não em uma secretaria específica, seria destruir o conceito de que o ex-ministro estaria “fugindo de Sério Moro e da República de Curitiba”. Mas é fato, público e notório, que Wagner é um petista de fundamental importância para o Partido dos Trabalhadores. O político não assumia cargos de governo desde maio deste ano, quando a então presidente Dilma Rousseff foi afastada interinamente da Presidência após a abertura de processo de impeachment. Na época, Jaques Wagner era chefe de gabinete da presidente e tinha status de ministro.
No governo Dilma Rousseff, Jaques Wagner foi ministro da Defesa (2014) e da Casa Civil (2015), como também chefe de gabinete da presidente (2016). No governo Lula, foi ministro do Trabalho (2003) e de Relações Institucionais (2005/6), além de ter chefiado o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (2004). Além disso, foi governador da Bahia por dois mandatos consecutivos (2007-2014) e deputado federal por três mandatos.
A nomeação, que indiscutivelmente tem uma pegada estilo Conseglier*, divide a opinião de petistas. Alguns acreditam ser uma manobra inteligente de Rui, se antecipando, com inteligência e rapidez, a possíveis interferências da República de Curitiba. Porém, existe um grupo que acredita que esta nomeação é equivocada e seria uma forma de confrontar e estimular uma resposta dos coordenadores da Lava Jato em investigar ainda mais o governo Rui Costa.
O fato concreto é que mais uma vez o povo brasileiro está sendo feito de palhaço, assistindo de camarote políticos e partidos acusados de corrupção implementarem estratégias macabras e duvidosas para protegerem e resguardarem seus crimes e segredos mais escusos. 



Conseglier* - Palavra popularizada pelo romance The Godfather (1969), e sua adaptação para o cinema. No romance, um consigliere é um consultor ou conselheiro para o chefe, com a responsabilidade adicional de representar o chefe em reuniões importantes, tanto no âmbito criminal familiar do chefe e com outras famílias do crime.

Print da página do Diário Oficial da Bahia
com a nomeação de Jaques Wagner



Link

Link para página do Diário Oficial da Bahia com Nomeação de Jaques Wagner
http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails