segunda-feira, 8 de junho de 2009

No Universo Disney


O mundo mágico de Walt Disney faz parte da vida de muita gente, seja pelas músicas, pelos filmes, pelos personagens. Branca de Neve, Bambi, Alladin, Ariel, Simba, Bela e Lady são apenas alguns dos muitos sucessos de Walt Disney, o gênio do desenho animado.
Walter Elias Disney foi um homem que sempre acreditou em seus sonhos e fez de tudo para realizá-los.
Em novembro de 1928 nascia o mais famoso camundongo do mundo: Mickey Mouse. O pequeno rato apareceu em Steamboat Willie, o primeiro desenho animado a utilizar som totalmente sincronizado. Batizado por Lilian Disney, esposa de Walt, Mickey fez sua primeira aparição no Colony Theater de Nova York. Desde então esteve sempre lado a lado com seu criador recebendo as honras pelo seu sucesso. Não por acaso, o próprio Walt Disney foi o primeiro dublador do seu estimado ratinho.
A família Disney não parou por aí. Mickey ganhou uma namorada: Minnie Mouse. Depois vieram o pato Donald, o Pateta e vários outros.
No natal 1937 Walt Disney surpreende o mundo com lançamento de Branca de Neve e os sete anões. Este foi o primeiro desenho animado de longa metragem da história do cinema.
Walt Disney tinha previsto um orçamento de 500 mil dólares mas, acabou gastando 1 milhão e 800 mil em três anos de trabalho ao lado de três mil técnicos. Numa época em que as animações eram feitas com 15 desenhos por segundo, Branca de Neve foi rodado usando 24 desenhos por segundo, um para cada quadro de imagem. Isto tornou o movimento dos personagens muito semelhantes aos movimentos humanos.
O filme valeu a Disney um prêmio especial da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. Em 1938, na cerimônia do Oscar, a atriz Shirley Temple entregou a Walt Disney Uma estatueta em tamanho normal e mais sete estatuetas pequeninas.
Branca de Neve foi apenas o começo de uma série de desenhos animados que cativaram adultos e crianças em todo o mundo. Depois dela vieram “Pinóquio” (1940), “Fantasia” (1941) e “Bambi” (1942).
Em 18 de julho de 1955, foi inaugurada a Disneylândia em Anaheim, na Califórnia, o parque de diversões de Disney e desenhado, em boa parte, por ele. A Disneylândia representava a modernidade de planejamentos urbanos e também um lugar onde fantasias eram produzidas, proporcionando experiências emocionantes.
A Disney que tanto falamos hoje só foi inaugurada 1971, em Orlando, na Flórida.
Além dos parques temáticos, Disney criou uma universidade, o Instituto Californiano de Artes, conhecida como Cal Artes. O objetivo da universidade era de ser um lugar onde pessoas de vários ramos artísticos se juntariam para criar a arte do futuro. A colaboração de um verdadeiro visionário.

Walt Disney teve câncer aos 65 anos, e morreu com problemas de circulação em 15 de dezembro de 1966 no Hospital St. Joseph, em Los Angeles. Há quem diga que a "Cryonics International" o congelou desde 1966, à espera da cura para sua doença e, consequentemente, descongelá-lo e revivê-lo.
A verdade é uma incógnita. O fato é que naquela época, os estúdios Disney já contavam com 21 longas-metragens de animação, 493 curtas, 47 filmes. Um histórico pra lá de considerável. Números que continuam crescendo ao longo das décadas.
Mas se a menina dos olhos de Walt era a animação, o novo século traz para a Disney o poder da figura adolescente. Sucesso como High School Musical e Hannah Montana aumentaram extratosfericamente os lucros do império.
E não só lucros. A revista Forbes publicou a lista dos 100 famosos mais influentes do mundo. Nesta nova edição, a revista não levou em conta só a fortuna, como também a presença e influência que o candidato tem na internet, televisão, jornais e revistas. E assim sendo o 29° lugar coube a Miley Cyrus (leia-se Hannah Montana), que, com apenas 15 anos, bateu um record: ela é a estrela mais jovem a ocupar um posto tão alto.
Os adolescentes da Disney não param por ai. O filme Camp Rock, estrelado pelo Trio de irmãos Jonas Brothes, é um sucesso assistido por 8,9 milhões de telespectadores, ficando em segundo lugar no Hanking dos Filmes mais assistidos da Disney em sua noite de estréia, atrás apenas de High Shool Musical 2.
Se você é do tipo retrô, não tem problema. No mundo Disney o que vale é soltar a criança que habita em cada um de nós. Deixando um pouco as exigências do nosso cotidiano de adultos, vamos viajar um pouco no tempo... Quem não se lembra de Bambi, o pequeno cervo órfão que lutou pela sobrevivência? Ou do escandaloso romance entre Lady e o vagabundo?
Quem não chorou quando Simba constatou que seu pai estava morto? E quem não se sentiu feliz quando a Bela casou-se com a Fera? Impossível esquecer a cena em que o rei Tritão dá sua vida e seu reino em troca da liberdade de sua filha Ariel. Crianças e adultos, todos juntos, ajudaram Walt Disney a firmar-se com o maior produtor de desenhos animados da história do cinema. Uma história que continua mesmo após a morte de seu grande gênio. Uma Mágica além dos pinceis, lápis e tintas.

13 comentários:

Anselmo disse...

A Disney faz parte da vida de todo mundo que teve Infância. Nao tem como nao gostar

X disse...

Esse universo da Disney encanta qualquer um!!! Mais uma vez não conhecia esses fatos citados no seu blog, adorei!!! bjus

Caren disse...

Bom, acho que a CarOl já falou tudo. Barbara sempre trazendo novidades. Etâ mulher arretada.

Fernanda disse...

A paradinha dos mini-oscars eu enm conhecia. Muito great!

Júlia Mello disse...

Amo os desenhos da Disney! Desde os mais antigos, até os mais recentes, em parceria com a Pixar.
Mas não gosto do Disney Channel, acho pueril demais. Mesmo pra crianças!

Unknown disse...

Olá Barbara!
Parabéns pela seleção no VejaBlog e por estar entre os melhores da semana.Espero sua visita.
Grande beijo

Unknown disse...

Olá Barbara!
Fiquei muito feliz com sua visita, comentário e por me seguires, obrigada

Lucia Laureano disse...

Oi Barbara,
Vi seu comentário lá no Criative-se e vim correndo te conhecer, é claro que tive que virar sua seguidora, né!
Eu tambés sou apaixonada pela Disney, mas tb, tem como não ser?
beijos,

Rosemary Q.(Miguxa) disse...

Barbara, grata pelos artigos excelentes. Parabéns!!

Beijos

Lucila disse...

Disney, o sonho encantado de todo mundo. Ficou mais encantdo depois que li seu post.
bye.

KàáH disse...

Realmente! A Disney sempre fez parte do meu mundo! Desde criança... Mickey, Pato Donald, a Bela e a Fera... E a pouco tempo... High School Musical! Nossa! Sou apaixonada pela história, pelas musicas, pelo espirito de equipe e amizade que tem no filme! Grandes talentos foram revelados! Gosto tanto que não me canso de ouvir e até já cantei, dancei e dublei High SchOOl!
Parabéns pelo blog!
Quando puder visite meu cantinhO!
Abraços!

Catarina disse...

NOOOOSA AMEI O TEXTO DEMAIS DEMAIS!
TALENTO ESSA É A PALAVRA CHAVE DO SEU BLOG !
MEUS PARABÉNS, VOCÊ MERECE SEU TRABALHO AQUI É PERFEITO!
Sou uma grande fã!
e ADOOOOOOOOOOOOOORO A DISNEY MAS QUEM NAO ADORA ?BEIJINHOS :*

Lily Candy disse...

Nossa achei seu blog maneiro,quero um dia que o meu seja como o seu.
Muito mais sucesso!
Um beijo Lily

Related Posts with Thumbnails