quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Desejos


O desejo humano de explicar tudo a sua volta às vezes nos impede de enxergarmos o óbvio: não passamos de meros especuladores. Imaginamos desbravar o universo quando, na verdade, não somos capazes de explorar o fundo dos oceanos. Cruzamos os céus, mas não desmistificamos algo tão primordial e constante como o Sexo.
Dilemas como: Por que as mulheres tem dificuldade para gozar? ou Porque os homens broxam? Continuam um mistério, apesar de todas as pesquisas e descobertas da medicina.
Mais do que um mistério, Sexo é um tabu.

Historicamente falando o papel e a visão a respeito do sexo muda a cada geração, cada sociedade. Povos e raças o referenciam ou crucificam de forma distinta.
Em Pompéia, Roma Antiga, era absolutamente normal participar de orgias ou ser pedófilo. Lá, haviam crianças que ao nascerem já estavam destinadas à prostituição. Mas se isso era normal, anormal eram as punições para os chamados “desviados”. Quem praticasse sexo anal podia ter suas propriedades aprendidas, as virgens estupradas que não gritassem por socorro eram queimadas vivas. Já no Egito, o mau negócio ficava por conta da prática do adultério: os “puladores” de cerca eram castrados e, as “puladoras” tinham o nariz decepado. Voltando a Roma... Lá as meretrizes pagavam impostos e eram registradas como outro trabalhador qualquer. Elas não podiam usar estolas, nem a cor violeta. Além disso, tinham que ter os cabelos loiros ou ruivos, e se não fosse naturais tinham que tingir ou usar peruca. O amor dos romanos pelo sexo era tanto que havia até lei para punir os celibatários.
Na Índia, um antigo costume do século 9, perdura até os dias atuais. Jovens são escolhidas para servir a Deusa Yellama, aplacando os desejos sexuais dos mortais. São as chamadas “Devadasis”, as prostitutas do templo. O que antes era considerado místico e honroso, após a colonização inglesa tornou-se algo degradante.
Anteriormente, apenas as jovens mais bonitas eram escolhidas Devadasis, posição que denotava grande status social em qualquer comunidade. Hoje uma garota pode virar Devadasi por várias razões. Deficiência física, doença de pele e, até mesmo, um mero cabelo embaraçado, podem ser motivos para uma menina tornar-se uma Devadasi.
Além disso, o fator econômico também pesa. Falta de dinheiro para o dote ou de um filho homem (lá eles é que são responsáveis pelo sustento dos pais na velhice), transformam mais rapidamente uma jovem em prostituta sagrada.
Já na Idade Média, na Europa, a influência da Igreja Católica, transformou o sexo em pecado. A coisa era tão louca que os homens colocavam cinto de castidade nas mulheres ou as submetiam à torturante Infibulação (uma rudimentar técnica cirúrgica que consistia na costura da vagina). Os únicos que se davam bem, obviamente, eram os homens, ou melhor, os senhores feudais: tinham direito de manter relações sexuais com qualquer noiva de seu feudo na primeira noite do casamento dela. Isso mesmo, se fosse pobre não tinha também muita sopa não. A única posição permitida era “papai-mamãe”. Até o banho era considerado um ato libidinoso, e para evitar pecar, muitos tomavam banho vestidos. Ahh...e nem as prostitutas escapavam da “mão” da Igreja. O Papa Clemente II instituiu a obrigatoriedade da doação de metade dos lucros das meretrizes ao Clero (uma releitura daquilo que já era instituído na Roma Antiga).
Chegou então a Idade Moderna e com ela as revoluções religiosas. A reforma protestante foi o fator modificador de todos os parâmetros anteriores. Com a queda do monopólio da Igreja Católica, alguns costumes tornaram-se menos rígidos. Um dos mais relevantes foi a possibilidade do divórcio (aceito na Igreja Anglicana, The Tudors, ops... Henrique VIII e suas 6 esposas que o digam).
Porém o mais importante nessa época foi a mudança ocorrida nos padrões de beleza. As gordinhas roliças saíram de cena para dar lugar às mulheres de cintura fina e seios fartos. Em conseqüência dessa “Preferência Nacional”, surgiu no século 16 o Corset (mais popularmente, porém erroneamente, chamado de Espartilho), uma peça que projetava o peito do mulherio para cima e afinava a cintura. E por falar em corset, quem pensa que isso é coisa dos séculos passados, engana-se redondamente. Este mês assisti a um desfile de Corsets. Todos confeccionados sob moldes e estilos que não deixavam nada a desejar aos seus “tataravôs”. O mais impressionante, porém foi a estilista, ou melhor, a silhueta dela. Parecia, literalmente, um violão. Ela tinha uma cinturinha ínfima. Um verdadeiro sonho para mulheres que desejam ter um corpo realmente escultural (e quem não deseja, né?). Chamava-se Madame Sher. Vale a pena dar uma conferida no site dela e ver com os próprios olhos os lindos objetos de fetiches que ela confecciona. Madame Sher
Voltando à questão do sexo. Outro dia assisti a um documentário sobre clubes de swing. Apesar de não ter vivido na antiguidade, garanto que o que vi não deixava nada a desejar à Sodoma e Gomorra. Como podemos dizer que evoluímos, que descobrimos novas coisas se milhões de pessoas continuam fazendo releituras das antigas?
Depois de vermos como o assunto foi tratado de forma tão diversificada, como podemos ainda acreditar que realmente sabemos algo? Aquilo que achamos conhecer é um mosaico em constante transmutação. A verdade é que nunca saberemos nada, pois quando pensamos conhecer algo, ele se transforma, nos mostrando uma faceta até então impensada. É a mágica do mundo. É o universo em constante mutação, como a sombra escorregadia de um caleidoscópio. Exatamente como disse Fernando Pessoa, em seu famoso poema Tabacaria:

“Sempre uma coisa defronte da outra,
Sempre uma coisa tão inútil quanto a
outra,
Sempre o impossível tão estúpido como o real,
Sempre o mistério
do fundo tão certo como o sono de mistério da superfície,
Sempre isto ou
sempre outra coisa ou nem uma coisa nem outra.”

21 comentários:

Nayane disse...

Amei a postagem, interessantíssima. Muito booom. Parabéns Barbara*

Priscila disse...

Praticamente uma aula sobre a história do sexo! Interessante ver como certos conceitos mudam (ou não..) como o decorrer do tempo..
Gostei do blog..

Até!
=]

mfc disse...

Gostei da perspectiva histórica.
Afinal o que foi mudando foi a repressão ou a aceitação de um impulso normal dos humanos.
Quanto ao sexo... não mudou nadinha... o que só diz bem dele!

Anônimo disse...

Gostei do blogue :)

bj

Ana Gabi disse...

Que pesquisa voc~e faz pra escrever, hein?!

Muito bom este post sobre sexo!

Agora viu pq estou sumindo cada vez mais, né?!
To envolvida nessa manifestação até o pescoço!

:)

Mônica Stn. disse...

A-D-O-R-E-I

Madame Sher disse...

Ola Barbara

Agradeço a gentileza de informar. Gostei muito da matéria, principalmente a parte onde pincela o sexo através de diferentes tempos e culturas que esta bem abrangente. Parabéns!
A pincelada com o corset foi ótima, muito obrigada pela citação.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá Barbara,

Já passei por aqui antes, e pude ler alguns textos seus. Parabéns pelo blog.

Abraços

Anônimo disse...

Bárbara

Obrigada pela visita. Adorei suas idéias.

beijos

Pedro Aruvai disse...

Lindo seu texto! Voce escreve tudo aquilo que é a nossa realidade, um pouco de cada coisa que se faz uma coisa grande e que no final não é coisa nenhuma!

bjs.

lidia disse...

barbara graciaspor tus palabras!quisiera poder lerr con calma,pero estoy agotada! publique un libro virtual en bubok.com que hasta yer entraba con mi nombre por google,ahora si queres te registras en bubok.com gratis y vs a mi libro por poesia,subgenero arquitectura,ls cosas que me joden,y el TITULO ES
"CANCIONES PARA PODER VIVIR Y RESISTIR" SE Baja gratis,lo mismo que el registro es gratuito
no me pidan ni link,ni enlace, no puedo porque la empresa no lo permite ellos quieren ganar dinero

un cariño meo pr ti
lidia-la escriba perenne
www.deloquenosehabla.blogspot.com

Mulheres em Percurso e Percalço disse...

Sem dúvida alguma que o "Conhecimento" tornou-se uma das armas mais poderosa do Mundo! Cá está retratada históricamente a questão de nossos "tabus"... de como traçamos caminhos, mediante buscar ter, conhecer e ser!
Não será em vão que Fernando Pessoa se encontra entre nós, ate os dias de hoje! Quão tamanha grandeza de intelecto!
Parabéns pela excelente matéria e colaboração da transmissão de conhecimento!
Abraços

Bia disse...

"Sou a Busca e o encontro. A partida e despedida. O regresso incessante, nas ondas do Mar sem fim"...

Só por isto já vale a pena estar aqui em seu blog!

Gostei demais de como escreve!

Meus parabéns!

e sinta-se em casa lá em meu cantinho, onde escrevo as minhas verdades recheadas de muito amor!

beijos,

Bia Maia

http://olhardentrodosolhos.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei seu blog, Bárbara :)

Moisés Prado disse...

sempre bem didaticos seus textos, parabens!
esse assunto rende demais! rsrs...
bom, é como vc colocou no final do texto, as coisas estao sempre mudando sim, portanto é um erro nao acompanha-las, devemos saber q todas as nossas verdades, sao verdades ate q se prove o contrario, nada mais!

passa la no Diz ai, texto novo,
"O velho maldito"

www.moisesprado.blogspot.com

te+ bjao

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Bárbara: adorei esse texto. A gente vai pegando certas informações, mas de uma maneira solta: uma aqui, outra acolá... Mas você teve - para a nossa felicidade – a idéia de juntar tudo e construir um belo texto, curioso e informativo. Que barra, hein?! Eta mundinho...

Foi gostoso de ler. Parabéns!
Meu carinho
Tais luso

K disse...

BÁ, MINHA LINDA
QUE SAUDADE DESSA MOÇA QUE ESCREVE TÃO BEM
LOGO MAIS, TE MANDO UM E-MAIL COM UMA PROPOSTA INDECENTE
ESPERO QUE GOSTE DA IDEIA!

SOBRE O TEXTO DE HOJE, O QUE SEI, É QUE NADA SEI, MELHOR É EXPERIMENTAR, O QUE MINHA CABEÇA MANDAR, É CLARO!

NA MINHA OPINIÃO, NO QUESITO SEXO, O QUE IMPORTA É NÃO CONSTRANGER NINGUEM E NEM SER CONSTRANGIDO, CADA UM SABE DO QUE É MELHOR PRA SÍ E COMO DESFRUTAR DESSE PRESENTE DA NATUREZA.

BORA SER FELIZ DO NOSSO JEITO, À NOSSA MODA E COM QUEM QUISERMOS!!!
BEIJO

K disse...

mandei o e-mail para ideiasdebarbara@hotmail.com
beijooooo

Sonia Schmorantz disse...

Um lindo final de semana Bárbara. Muito interessante esta tua matéria.
beijos

X disse...

Oi menina, não consegui comentar lá na parte reservada para os selos, mas toh aqui pra agradecer, já peguei o meu!!! Obrigadaa!!
Lindo!!
Adorei a ideia das mudanças!!
bjus

X disse...

Oi menina, não consegui comentar lá na parte reservada para os selos, mas toh aqui pra agradecer, já peguei o meu!!! Obrigadaa!!
Lindo!!
Adorei a ideia das mudanças!!
bjus

Related Posts with Thumbnails