quinta-feira, 12 de março de 2009

Dolores Reinventada

Descrevendo a vida de personagens essencialmente comuns, Wally Lamb vai tecendo uma trama repleta de sentimentos e emoções. Fruto de um trabalho de oito anos, o livro mergulha no âmago da família, da sociedade, do próprio ser humano.
A personagem tema, Dolores Price, é uma típica criança americana, vivendo em uma família desestruturada e sem amor. Ainda na infância, passa por maus bocados quando seus pais se separam. Angustiada, ela ainda tem que atrelar à perda da figura paterna, a imposição de uma nova forma de vida, ao lado da mãe e de uma avó da qual não gosta nem um pouquinho.
Como se não bastasse tudo isso, a metamorfose da adolescência se apresenta de uma forma violenta e intrincada, recheada de conflitos próprios de sua idade e outros para os quais a jovens não está preparada. E quando tudo parecia não poder piorar, ainda lhe acontece o pior dos reveses: um estupro.
Fechada em seu próprio casulo de dor e mágoas, ela chega aos 17 anos e aos 129 quilos. Um reflexo direto da sua autodestruição. É justamente neste período que encontramos várias críticas veladas feitas pelo autor, sobre a influência da TV, a ilusão do sonho americano, o divórcio, as relações de fachada, o preconceito contra idosos, mulheres separadas, pobres e negros.
Durante toda sua vida, a personagem título engoliu segredos sujos e alimentou culpas, numa bad trip só aliviada por seus nobres sentimentos.
Dolores havia chegado ao fundo do poço, numa situação totalmente sem esperança. Mas o caminho não é só feito de pedras.
Neste romance a capacidade de superação humana é testada ao extremo.
A sucessão vertiginosa de acontecimentos acaba por criar em Dolores um desejo latente de mudança, de encontrar um rumo em sua vida vazia.
Fugindo do precipício, ela emerge em busca de seu destino, assim como as baleias que tanto admira emergem em busca de ar.
Dolores nos prova que nunca é tarde para acordar, nunca é tarde para lutar.
Sem sombra de dúvida, Dolores Reinventada é um livro impregnado de coragem e obstinação.
Uma surpreendente viagem em busca do auto-conhecimento.
Não é a toa já ter vendido mais de 3 milhões de exemplares apenas nos Estados Unidos.

O Autor fala sobre Dolores:

Quando eu estava escrevendo Dolores, preocupava-me com ela como se fosse minha filha problemática. Uma filha muito bonita e incontrolável. Eu nunca me senti comandando a história dela. Ela nos puxava através dessa estratégia. De vez em quando, eu me preocupava com isso a ponto de não tentar escrever as situações que imaginava. Lembro-me de que uma delas foi quando Dolores é estuprada por um vizinho.”
Traduzido do site Word Riot

*Wally Lamb tem 59 anos, foi diretor do Centro de Redação da Norwich Free Academy e atualmente é professor do Departamento de Inglês da Universidade de Connecticut.

Outros livros:

  • I know this much is true -1998
  • Couldn't Keep it to Myself: Testimonies from Our Imprisoned Sisters (2002)
  • I'll Fly Away: Further Testimonies from the Women of York Prison (2007)
  • The Hour I First Believed (2008)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails