quarta-feira, 23 de março de 2016

Qualidade de vida com Hatha Yoga

O Yoga é uma prática milenar cuja intenção é aprimorar a consciência, por meio do desenvolvimento do corpo, da mente, das emoções e da energia. 

O cuidado com o corpo gerando saúde e bem estar veio com o Hatha Yoga, o ramo tradicional que incluiu na prática do Yoga antigo, as posições físicas e a valorização do corpo. 

Sua prática atua física, mental, emocional e energeticamente. O Hatha Yoga vê o Ser Humano composto por vários aspectos, e visa o desenvolvimento de todos eles de uma forma gradual, mas ilimitada. A meta final é o estado de conexão com o Todo, o reencontro com a essência, que se dá através de uma mente serena, emoções equilibradas, hábitos e corpo saudáveis, e principalmente, aumento e cultivo da energia vital. 

Conta a lenda que Matsyendra Natha, criador do Hatha Yoga, era um pescador. Certo dia, pescou um peixe tão grande, que foi engolido por ele e levado para as profundezas do mar, passando a habitar na barriga do peixe. 

Shiva, criador do Yoga, quer revelar a sua esposa Parvati uma parte do conhecimento do Yoga ainda secreta. Parvati, desejando preservar este conhecimento, cria uma câmara no fundo do mar, para que ninguém ouça a doutrina secreta. O ambiente submerso chama a atenção de diversos peixes que se reúnem em volta dele. Um dos peixes é aquele em que Matsyendra vive. 

No meio da explicação de Shiva, Parvati adormece. Shiva pergunta “está ouvindo?” e ouve um sonoro “sim”, que vem de dentro do peixe. Assim, Shiva percebe quem é seu verdadeiro discípulo e passa a Matsyendra o conhecimento do Hatha Yoga, ou seja, a inclusão de técnicas corporais ao Yoga antigo. 

Na verdade, o Hatha Yoga surgiu do movimento tântrico, que destruiu o conceito materialista do corpo e o percebeu como um processo fluídico energético intimamente ligado a um todo maior e vibrante. Assim, o corpo passou a ser percebido como um veículo de iluminação. 

“Tempo houve em que desprezei o corpo; 
mas então vi o Deus dentro de mim. 
Percebi que o corpo é o 
templo do Senhor, 
E comecei a preservá-lo 
Com infinito cuidado."
Bhogar 

Todo método de Yoga, que utiliza posições físicas variadas, é Hatha Yoga. Antes dele, as posições físicas não eram utilizadas, já que o corpo era considerado um obstáculo à evolução da consciência. O Hatha foi desenvolvido no século X aproximadamente, a partir da necessidade de cuidar do corpo, de promover saúde e vitalidade como forma de evolução. 

Além dos benefícios físicos como alongamento, correção postural e tônus muscular, o Hatha atua aumentando a concentração, equilibrando as emoções, potencializando a energia vital, reeducando a respiração, trazendo maior capacidade de ação na conquista dos seus objetivos e harmonizando o seu dia a dia.


Janaína Lara Morandin é formada em Yoga. Atualmente é Diretora do Curso de Formação de Professores da Vitaryoga, além de ministrar aulas. 

Contato:contato@vitaryoga.com 

Agora tb está Aqui no Ideias Barbara´s!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails