domingo, 2 de abril de 2017

Pilates pode ser um bom aliado da vida sexual

Vamos falar direto, sem rodeios: Os resultados começam a surgir cerca de três meses após início da prática, garante especialista. Corpo flexível e alongado é uma das vantagens com o pilates há uma ganho de força na musculatura e flexibilidade pélvica, o que possibilita maior desempenho sexual. O pilates não serve apenas para melhorar a flexibilidade do corpo e a postura. Ele também pode ser um bom aliado da vida sexual. Os exercícios, explica o fisioterapeuta paulista Sérgio Machado, trabalham sistematicamente a musculatura abdominal e o assoalho pélvico. No caso das mulheres, o fortalecimento dessas regiões leva ao melhor controle dos músculos da vagina, ampliando seu potencial de prazer e também o do companheiro. 

De acordo com Machado, os benefícios do pilates começam a surgir já no terceiro mês de atividade regular. ''Em três meses de aula, três vezes por semana, a pessoa tem um corpo novo'', garante ele. O controle da respiração é parte determinante para os bons resultados dos exercícios. ''Melhora a harmonia e a percepção corporal, direcionando o esforço para determinada região'', completa. 

Instrutora de pilates há dois anos em São Paulo, Mercês Regina da Silva acrescenta que o praticante do método tem mais resistência física para prolongar o ato sexual e mais sustentação muscular para variar as posições. ''Como ganha força e resistência, o corpo não fica tão cansado'', observa a profissional. 

Cristiane Siqueira, de 24 anos, começou a praticar o pilates há pouco mais de um mês. Se o sexo melhorou, a resposta, segundo Cristiane, veio com a aprovação do namorado. ''O pilates dá mais resistência física e mais flexibilidade, que são importantes para o sexo'', comenta. Ela garante que, após três meses, já conseguia sentir os benefícios dos exercícios e lamenta, agora, só poder frequentar a academia duas vezes por semana. 

Para o diretor do Instituto para Saúde Sexual (Ibrasexo), Alfredo Romero, a prática de exercícios é sempre positiva para um bom sexo. ''A vida sexual dos casais se norteia por padrões de boa saúde'', afirma. Isso significa, para ele, não apenas um corpo livre de doenças, mas também com peso adequado e movimentação frequente. Segundo o especialista, quase todos os pacientes que apresentam problemas de disfunção sexual têm sobrepeso ou são obesos. 

Romero diz que o pilates é uma boa opção para manter o corpo bem-disposto, flexível e alongado. ''Esse método une ginástica com fisioterapia e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade'', avalia. ''O pilates devolve o equilíbrio e a elasticidade e reúne uma quantidade de movimentos que poucos exercícios trabalham de uma só vez'', completa. O ideal, garante o profissional, é fazer os exercícios durante uma hora por dia. 

A “Morte” do desejo é diferente para homens e mulheres 

Ralmer Rigoletto, psicólogo especialista em saúde sexual e presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade (CEPCoS), fala sobre uma vida sexual saudável. 

O que é preciso para manter uma vida sexual saudável? 

Primeiro, é preciso cuidar do corpo, mantendo a boa saúde, com boa alimentação. Também é preciso manter o desejo e estar apaixonado. 

Como o desejo acaba? 

A vida que a gente leva, hoje, é bastante estressante e isso pode influenciar. Mas fatores como saúde, trabalho, problemas familiares, frustrações e o desgaste do relacionamento contribuem para que o desejo acabe. 

A “morte” do desejo é igual para homens e mulheres? 

Não. Para os homens, a perda do desejo está ligado a fatores de estresse, principalmente, provocados pelo trabalho. Para as mulheres, é o desgaste, ligado ao fato de não sentirem-se valorizadas o suficiente pelo companheiro. 

No caso das mulheres, isso tem a ver com a forma física? 

Normalmente, elas perdem, primeiro, o desejo por elas mesmas. Daí, fantasiam que o homem também perdeu e, por isso, perde o desejo pelo outro. 

Acaba sendo uma forma de se proteger? 

Não, isso é neurose e precisa ser tratada. 

Tudo no lugar! Pilates deixa os músculos bem definidos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails