domingo, 23 de junho de 2019

Ligação entre PSOL e FARC revelada por vazamento do Wikileaks

A internet está repleta de artigos e reportagens que relatam uma suposta ligação entre as FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - e os partidos de esquerda no Brasil.

Em 2008 o famoso site Wikileaks já havia
vazado e-mails que ligavam PSOL às FARC
O que poucas pessoas tomaram conhecimento é que em 2008, o site Wikileaks divulgou, em um de seus mega vazamentos, uma série de e-mails ligados a uma conta das FARC.  Entre as mensagens publicadas pelo site, foram expostas as que foram trocadas entre membros do PSOL no Brasil e a organização criminosa na Colômbia. 

Não, você não leu errado. 

Mas como o Brasil não ficou sabendo de algo tão escabroso?

Simples: foi tudo abafado pela grande mídia.
Lula ainda estava no poder e apoiava totalmente as FARC, tanto que em 2009, por ocasião da criação do partido político ligado às FARC, nosso então presidente declarou publicamente: 

“Se índio e metalúrgico podem chegar à Presidência, por que alguém das Farc, disputando eleições, não pode?”



Isso, por si só já explica muita coisa...

Apenas em abril deste ano, um corajoso jornalista publicou, no Gazeta Ceará, uma pequena reportagem sobre esse episódio.

Mas vamos aos fatos.

As FARC utilizavam a conta de e-mail elbarcinocolombia@yahoo.com para troca de mensagens. El Barcino faz referência a uma canção popular da Colômbia, cuja a letra retrata o episódio de luta que deu origem ao surgimento das FARC em 1964. Era por esta conta de e-mail que a organização, famosa por sua atuação no ramo do narcotráfico mundial,  mantinha contato com representantes do PSOL no Brasil. Um desses representantes era Misael Torres Martins, líder do PSOL em Fortaleza . 

Em um dos e-mails trocados entre Misael e as FARC, ele repassa a mensagem do ex-deputado federal João Alfredo, que entre outras coisas é descrito no corpo da mensagem como "militante ecossocialista". O objetivo da comunicação entre as partes seria uma denúncia sobre a construção da torre empresarial do Iguatemi, em Fortaleza - CE.

Veja, na íntegra, o texto do email trocado entre Misael e as FARC:

"Repasso e-mail do ex-deputado federal João Alfredo, e hj profº universitário, assessor do Greenpeace, e militante ecossocialista do PSOL. Devido a luta não só dele, mas coletiva contra a construção da Torre Empresarial Iguatemi, ele está sendo processado pela secretária de meio-ambiente da Prefeitura de Fortaleza.
Esse não é o primeiro processo que os ecologistas de Fortaleza sofrem. O prof.º Jeováh Meirelles (UFC) e o jornalista Daniel Fonseca respondem a uma ação movida pela Ypióca (as denúncias deles fizeram com que a Ypióca perdesse o seu selo “verde”).
É fundamental a solidariedade ativa de tod@s, visto este ser na verdade um ataque não só a João Alfredo, mas a luta ambiental em Fortaleza.
Ah, importante lembrar q na atualidade se encontra em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, o novo plano diretor da cidade. Portanto esta ofensiva da secretária de meio-ambiente de Fortaleza, e com certeza do conjunto da Prefeitura, não deve ser despropositada e sim certamente uma tentativa de intimidação do Movimento Ambientalista de Fortaleza.

Mas vamos em Frente!! Na luta, Sempre!!

SOMOS TOD@S UM!!!
Abraços,
Misael


O e-mail acima é datado de 24 de maio de 2008.

Mas a coisa não para aí.
Ligação entre FARC e Brasil
também foi revelada pela revista Cambio

Em Julho de 2008 a revista colombiana Cambio publicou uma série de reportagens sobre o vazamento de emails do ex-porta-voz internacional das Farc "Raúl Reyes". De acordo com essas mensagens a presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Brasil chegou até as mais altas esferas do governo brasileiro, ao PT, ao PSOL, a líderes políticos e ao Poder Judiciário. Nos e-mails de "Reyes" - cujo nome verdadeiro era Luis Edgar Devia e que foi morto por tropas colombianas em solo equatoriano em primeiro de março de 2008  - são mencionados "cinco ministros, um procurador-geral, um assessor especial da Presidência, um vice-ministro, cinco deputados, um vereador e um juiz superior" brasileiros. 


A "Cambio" cita o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, a deputada distrital Erika Kokay (PT) e o chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho.


Também são mencionados nesses e-mails o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, o assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e o assessor presidencial Selvino Heck.

A revista "Cambio" disse, naquela ocasião, que teve acesso aos 85 e-mails de "Reyes" entre fevereiro de 1999 e fevereiro de 2008 enviados e respondidos pelo líder máximo das Farc, "Manuel Marulanda" ou "Tirofijo", cujo nome verdadeiro era Pedro Antonio Marín e que morreu em março de 2008. Além disso,  há mensagens de "Reyes" para o chefe militar das Farc, "Mono Jojoy" (cujo nome verdadeiro é Jorge Briceño), para Francisco Antonio Cadena Collazos (conhecido como padre Olivério Medina e também "Cura Camilo") e que atuava como delegado das Farc no Brasil - e de todos eles com dois homens identificados como "Hermes" e "José Luis".

"Cura Camilo", preso em São Paulo em agosto de 2005, vivia no Brasil havia oito anos e foi beneficiado com uma proteção especial por ser casado com uma brasileira.

Em 2006, o Comitê Nacional para Refugiados (Conare) concedeu a "Cura Camilo" o status de refugiado, decisão que pesou bastante para o Supremo Tribunal Federal (STF) negar seu pedido de extradição para a Colômbia. "Cura Camilo" foi "chefe de imprensa" da guerrilha colombiana no início dos frustrados diálogos de paz em San Vicente del Caguán.

Segundo a reportagem da "Cambio", em 22 de fevereiro de 2004, a pessoa identificada como José Luis escreveu a "Reyes" dizendo que "por intermédio do legendário líder do PT Plínio (de) Arruda Sampaio", havia chegado "a Celso Amorim, atual ministro de Relações Exteriores". Acontece que em 2008, na ocasião do vazamento de e-mails, Plínio de Arruda Sampaio já fazia parte do PSOL. Tentando se justificar, Sampaio confirmou que entrou em contato com um assessor do Itamaraty pedindo que "Cura Camilo" fosse recebido no ministério, mas que o fez por motivo "humanitário".


Já o vereador mencionado pela revista CAMBIO nos e-mails das FARC seria Edson Antonio, mais conhecido como Albertão, então vereador e candidato a prefeito pelo PSOL em Guarulhos - SP. Em 2008, procurado pela reportagem da revista brasileira Carta Capital, o vereador declarou que: "Sou um dos contatos que a guerrilha tem. Talvez o principal, o mais aberto, o mais público. Mas eu não represento as Farc. Elas não se fazem delegar. Se fazem representar por elas mesmas"

Consultada naquela época, a assessoria da imprensa da Presidência da República disse que desconhecia o conteúdo da matéria da "Cambio".


O lado colombiano da história fez questão de frisar seu posicionamento em relação à participação de brasileiros em ações ligadas às FARC. Em entrevista à rede de TV colombiana Caracol, o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez declarou:


O Brasil, com a informação que tem em suas mãos, é quem deve avançar em analisar as eventuais responsabilidades ou investigações a serem realizadas."


Já se passaram 11 anos. 

Do ano passado para cá,  se torna cada vez mais frequente a ligação entre o PSOL  com crimes e episódios midiáticos não resolvidos no Brasil. No ano passado, vimos Adélio Bispo, ex-filiado ao PSOL,  tentar assassinar o Presidente Jair Bolsonaro, quando da ocasião da campanha eleitoral. O abandono inexplicável de mandato por parte de Jean Wyllys. E mais recentemente o episódio do vazamento de supostas mensagens trocadas entre membros da Operação Lava-jato, protagonizado por um jornalista norte-americano, casado com o Deputado David Miranda, do PSOL, "coincidentemente" suplente de Jean Wyllys.

Passou da hora das autoridades olharem com mais atenção para o PSOL. São muitas coisas que precisam ser explicadas.

 Nós brasileiros precisamos de respostas!

LINKS

Link para emails vazados na plataforma Wikileaks

Link para matéria da Gazeta Ceará
http://www.gazetaceara.com/politica/documentos-vazados-pelo-wikileaks-revelam-ligacao-do-psol-com-as-farcs/

Link para declaração de Lula em apoio às FARC em 2009
https://www.oantagonista.com/brasil/o-partido-farc-defendido-por-lula/


Links para reportagem da revista CAMBIO
http://b-braga.blogspot.com/2012/12/dossie-brasileiro-revista-cambio.html
http://www.cambio.com.co/portadacambio/787/ARTICULO-WEB-NOTA_INTERIOR_CAMBIO-4418592.html


Link para Matéria da Carta Capital sobre Vereador Edson Antonio
https://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1408:0610-embaixador-das-farc&catid=45&Itemid=91

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails