Ilhéus registrou um número record de vacinados contra Gripe Influenza. Ao todo, 12 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe ao longo de dois dias de vacinação, iniciada no dia 23 de março. A primeira fase da campanha teve como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e povos indígenas. A data prevista para o inicio da segunda etapa seria no dia 27 de março.
Idosos denunciam falta de vacina no posto de saúde do Pontal, em Ilhéus |
Mas apesar da população ter compreendido a importância da vacinação, a vacina está em falta no posto de saúde do Pontal. A denúncia foi feita por idosos que tem se deslocado ao local e não tem encontrado a vacina. Segundo eles, em um primeiro momento foi dito que a vacina chegaria na quinta-feira (02 de abril), o que não ocorreu. A explicação que receberam foi que a demora se deve à fabricação da vacina.
"Não é possível que nós continuemos a nos descolar até o posto, nos expondo ao vírus, e não ter a vacina." diz um idoso que pediu para não ser identificado
"Pedi a uma moça que trabalha lá um telefone que pudesse ligar e me informar se a vacina chegou, para não ir lá a toa. Ela disse que não tinha telefone e que não podia dar nem mesmo o número pessoal dela", revela outra idosa que também não quis se identificar.
Essa situação se tornou insustentável e totalmente irresponsável, uma vez que idosos são o principal grupo de risco atingido pelo Coronavírus. Cabe à Prefeitura Municipal de Ilhéus regularizar essa situação e, no mínimo, colocar um telefone à disposição de informações, pois assim evitaria o deslocamento desnecessário de pessoas, especialmente das que fazem parte do grupo de risco.
A vacina fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é destinada a segmentos da população identificados como grupos de risco, que podem apresentar maior possibilidade de complicações em decorrência da contaminação por coronavírus. Estes grupos são crianças entre 6 meses até menores de 5 anos de idade; mulheres gestantes e puérperas; idosos com mais de 60 anos; além de pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias. A vacina é distribuída pelo Ministério da Saúde aos municípios e está sendo distribuída em lotes. Além do vírus Influenza A (H1N1), a vacina visa a proteger a população contra outro vírus tipo A (H3N2) e contra um dos vírus tipo B. A vacina também diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia.
Mais uma vez salientamos a importância e responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhéus em solucionar logo essa questão. Afinal, proteger os idosos e demais pessoas que compõem o grupo de risco é prioridade no combate prevenção ao coronavírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário