sexta-feira, 19 de agosto de 2022

TSE suspende repasses para a campanha de Roberto Jefferson



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta sexta-feira (19) os repasses de verbas para a campanha do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) à Presidência da República. A decisão do ministro Carlos Horbach atende a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e vale até o julgamento da candidatura do ex-parlamentar.

Segundo o texto da decisão, a suspensão de repasses vale para os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário, o chamado "fundão eleitoral". O MPE também pediu que o caso seja analisado com urgência para evitar que Roberto Jefferson tenha acesso aos recursos. Cabe ao partido adotar as medidas necessárias ao cumprimento da decisão.

Ontem, quinta-feira (18), o MPE enviou um ofício ao TSE em que pede que reprove a candidatura sob o argumento de que o político está inelegível devido a uma condenação recebida em 2012, no caso conhecido como "mensalão", e que, portanto, não pode disputar o pleito.

Na época, ele foi o delator do esquema e acabou condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, somando sete anos e 14 dias de prisão, em regime inicialmente semiaberto.

O ex-deputado federal foi preso novamente em agosto de 2021, após ordem de prisão preventiva do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails