quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Livro do mês: Trilogia Olho por Olho


Este mês vamos sair um pouco do normal e, invés de indicar um livro, vamos indicar uma trilogia.

Escrita por duas autoras, Jennny Han e Siobhan Vivian, a trilogia OLHO POR OLHO, nos leva por páginas e páginas de uma narrativa repleta de ação e reviravoltas.

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena... Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary no decorrer da leitura dessa fantástica coleção.

No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga”; assume proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Percorrendo as páginas dessa trilogia, nós leitores somos levados por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e os verdadeiros motivos que transformaram as três personagens principais.

As autoras trabalham muito bem a narrativa, criando uma para cada personagem. Esse é um recurso de escrita bem estiloso e que agrega versatilidade à história, pois cada capítulo é narrada por uma das personagens principais, o que proporciona ao leitor a visão da mesma história sob três ângulos diferentes.

A parte técnica, como a descrição dos ambientes, dos figurinos e detalhes como a balsa que leva e traz as pessoas para a Ilha Jar, o funcionamento do lugar durante o veraneio e o resto do ano, as casas, as pessoas, tudo é muito bem detalhado. A escrita é fluída na medida certa, levando o leitor a querer ler sem parar, pois tudo é tão bem articulado que é impossível não se imaginar dentro da história, ansiando para saber o que vai acontecer depois.

As personagens são muito bem construídas e, até mesmo os clichês, como a patricinha ser a capitã das animadoras de torcida e querer o capitão do time de futebol americano, acabam funcionando bem, encaixando-se perfeitamente em um enredo incomum. As protagonistas são fortes e com personalidades próprias, totalmente diferentes uma da outra.

Kat é faz um estilo "bad girl", extremamente durona, não se preocupa com futilidades, se excluindo de propósito do mitiê estudantil, por não querer que pessoas que não valem a pena entrem em sua vida.

Lilia é de todas as formas uma patricinha: rica, animadora de torcida e anda com a galera popular, parecendo se importar somente com a roupa que usa. Com o avanço da narrativa, vemos que ela não se importa tanto assim com banalidades e que tudo que quer é proteger sua irmã e impedir que mais pessoas sofram o que ela e suas amigas sofreram.

Mary, bem, ela é a mais doce e calma de todas, o elo mais frágil do grupo também, por conta do que aconteceu no passado, o fato principal que norteará toda a trama da trilogia.

O último volume da trilogia trás revelações surpreendentes que servem para amarrar o que pareciam "pontas soltas" deixadas nos dois livros anteriores.

Publicada no Brasil pela Editora Novo Conceito, a trilogia é composta pelos volumes:

*Olho por olho
*Dente por dente
*Fogo contra fogo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails