sábado, 18 de fevereiro de 2023

Hedy Lamarr, a "mãe" do Wi-Fi

A história da ciência moderna está repleta de injustiças e reconhecimentos não dados aos devidos pesquisadores, inventores e criadores. Entre esses casos está o da atriz Hedy Lamarr.

Hedy Lamarr foi uma das mulheres mais lindas e fascinantes de seu tempo. Era tão encantadora que Walt Disney a escolheu como modelo para a criação da imagem cinematográfica do desenho da Branca de Neve. Mas não foi só o rosto de Hedy que inspirou personagens, seu corpo também serviu de inspiração para a criação dos traços da Mulher Gato.

Sempre à frente do seu tempo, Lamarr protagonizou o primeiro nu explícito no cinema; incomodou Hitler; estrelou grandes filmes em Hollywood e conquistou a atenção, e em alguns caso até o coração, de homens como Picasso, Chaplin, Orson Welles, John F. Kennedy, Mel Brooks e alguns bilionários poderosos.

A beleza natural da atriz, vista amplamente na tela grande em filmes como "Sansão e Dalila" e "White Cargo", acabou ofuscando a mente brilhante e o gênio inventivo de Hedy.

Nascida em Viena, Áustria, em 9 de novembro de 1914 em uma próspera família judia, Lamarr era filha única e recebeu muita atenção do pai, diretor de banco e curioso, que a incentivou a olhar o mundo sob novos ângulos.

Ele costumava levá-la para longas caminhadas, onde discutia o funcionamento interno de diferentes máquinas, incluindo automóveis.

Essas conversas guiaram o pensamento de Hedy e, com apenas 5 anos de idade, ela já desmontava e remontava sua caixa de música para entender como a máquina funcionava.

Enquanto isso, a mãe de Lamarr, pianista concertista, incentivou-a na área das artes, colocando-a em aulas de balé e piano.

Seguindo sempre a máxima de que sua função era “Melhorar as coisas..." ela criou um semáforo atualizado e um comprimido que se dissolvia em água para fazer um refrigerante semelhante à Coca-Cola.

O que a maioria das pessoas desconhece é que Hedy Lamarr foi a responsável por inventar a tecnologia que um dia formaria a base dos atuais sistemas de comunicação WiFi, GPS e Bluetooth.

E não parou por aí. Hedy também criou o projeto, financiado pelo engenheiro, aviador e magnata do cinema, Howard Hughes, de mudança no design das asas de aviões, criando assim uma maior aerodinâmica para as aeronaves.

Hedy continuou atuando em filmes até 1958. Mas seu gênio inventivo ainda não havia sido reconhecido pelo público. Foi praticamente em seus últimos anos que ela recebeu prêmios por sua invenção.

Lamarr também se tornou a primeira mulher a receber o prêmio Bulbie Gnass Spirit of Achievement da Invention Convention. A Electronic Frontier Foundation premiou conjuntamente Lamarr com seu Pioneer Award em 1997.

Embora tenha morrido em 2000, a atriz foi incluída no National Inventors Hall of Fame pelo desenvolvimento de sua tecnologia de salto de frequência em 2014. Essa conquista levou Lamarr a ser apelidada de “a mãe do Wi-Fi” e outras comunicações sem fio, como GPS e Bluetooth.

A mulher que chegou a ser considerada a mais Bela de Hollywood, também foi a mais brilhante nas ciências.

Depois de tudo isso, pergunto: quantos de vocês que leram esse artigo até aqui já haviam ouvido falar de Hedy Lamarr?

Há um ótimo documentário sobre ela: "Bombshell". Recomendo que assistam, pois é excelente.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails