terça-feira, 28 de março de 2023

Governo federal volta atrás e aumenta juros do consignado do INSS



O governo federal decidiu recuar nesta  terça-feira, 28 de março, e aceitou aumentar o juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas para 1,97% ao mês.

Conforme noticiado por veículos de mídia digital, a confusão foi criada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), que tentou uma movimentação econômica na base da “canetada”.

A possibilidade de empréstimo foi suspensa no Brasil na semana retrasada, após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), chefiado por Lupi, tentar baixar à força a alíquota de 2,14% para 1,7%, o que gerou a suspensão das operações, inclusive pelos bancos públicos.

Em meio a esse cenário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou convocar reuniões de emergência e ficou com o ônus de subir novamente a taxa de juros para o empréstimo consignado.

A taxa de 1,97% acabou não agradando a ninguém, nem bancos nem governo, mas foi o suficiente para permitir a volta das concessões em instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa e Bradesco.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails