quinta-feira, 6 de abril de 2023

Livro do mês: Anjo da Escuridão - Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe


O livro do mês é mais uma obra inspirada pelo estilo único do eterno Sidney Sheldon, o mestre das narrativas repletas de reviravoltas e recheadas e suspense.

Anjo da Escuridão é um livro perfeito para quem é fã de um bom suspense. O enredo gira em torno do mistério que envolve uma série de assassinatos ao redor do mundo. Com uma precisão quase que cirúrgica, Tilly Bagshaw leva o leitor a se envolver do ínicio ao fim da narrativa.

A trama começa quando um rico negociador de artes é brutalmente assassinado em sua mansão em Hollywood Hills. No chão do quarto, uma verdadeira cena de horror: Andrew Jakes está amarrado ao corpo nu de sua jovem e bela esposa, violentamente espancada e estuprada. O detetive Danny McGuire, comovido com a tragédia da linda e vulnerável mulher, empenha-se na busca do culpado. Mas todos os seus esforços mostram-se em vão e Angela Jakes desaparece misteriosamente depois de doar sua milionária herança. Anos depois, Danny está casado e trabalha como agente da Interpol na França quando é procurado por Matt Daley, filho do homem cruelmente assassinado. Danny não hesita em seguir as promissoras evidências que apontam para um único suspeito: uma brilhante assassina que está sempre um passo à frente de todos e que pode estar a um triz de encontrar sua nova vítima.Antes de falar sobre o livro, vou alertar aos leitores sobre os crimes narrados na história, pois eles são o ponto alto do enredo. Todos os assassinatos são cruéis e mexem com a imaginação do leitor.

Andrew Jakes foi encontrado morto e amarrado ao corpo da sua esposa. Porém o que mais chamou a atenção do detetive Danny McGuire foi a forma com foi cometido o assassinato e como o corpo de Angela, esposa de Andrew, foi encontrado. Andrew foi morto a facadas e sua cabeça estava quase separada do corpo. Já Angela foi violentamente estuprada, porém sobreviveu.

Danny, investigador da polícia de Los Angeles, fica horrorizado com a cena que encontra. Aquilo não era obra de um assassino comum e não foi um simples assalto que acabou mal. Apenas um psicopata poderia ser autor daquele terrível assassinato. Mas as perguntas que McGuire não consegue tirar da cabeça são: Quem poderia ter feito aquilo com a doce e inocente Angela? Por que alguém faria aquilo com Andrew Jakes?

Nesse ponto da história surge um personagem que fará toda a diferença na trama: o advogado Lyle Renalto. Bonito, inteleigente e altamente soberbo, Renalto frustra os planos de Danny quando dá fuga à Angela e desaparece na sequência.

Anos após a investigação ser arquivada, o detetive Danny McGuire está casado, morando em Lyon e trabalhando para a Interpol, quando Matt, um escritor de comédia e filho e Jakes, vai procurá-lo e pede para reabrir o caso. Porém Matt não quer apenas ver o assassino do seu pai preso, ele quer salvar mais pessoas do fim cruel que teve seu pai. Roteirista, detalhista em pesquisa, Matt fez por conta própria suas próprias investigações e descobriu que mais homens foram mortos da mesma maneira que seu pai.

A semelhança entre os crimes são incríveis. Todas as vítimas são homens muito ricos e casados com mulheres mais novas. O que mais chama a atenção de McGuire são os locais. Cada crime foi cometido em um país diferente e com intervalo de anos. O que reforça a ideia de que o assassino é meticuloso e premeditado.

Com casos descobertos, Danny McGuire se vê novamente em uma investigação que tirou seu sono durante anos. Contrariando a vontade de seu superior, McGuire embarca em uma nova investigação para tentar descobrir quem é esse animal que ainda está solto e anda matando cruelmente homens inocentes em partes diferentes do mundo.

O que mais me chamou atenção no enredo é o suspense em si. A história aborda todos os casos separadamente e de forma distinta. O suspense está presente em cada página do livro. A cada final de capítulo o leitor é instigado a dar continuidade na leitura. Novos personagens e elementos de reviravolta são adicionados aos logo da trama, tornando o enredo denso e trazendo sentido à narrativa.

Vale destacar a forma como a autora Tilly Bagshawe construiu a personagem feminina central da trama, uma mulher enigmática e repleta de facetas. Destaque também para os aspectos relacionados a transtornos mentais que são abordados de forma responsável durante os capítulos finais da trama.

Anjo da escuridão é um livro ímpar para os leitores de narrativas de suspense e romance policial. Um agradável retorno ao estilo consagrado do inesquecível Sidney Sheldon.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails