quinta-feira, 25 de maio de 2023

Bulas de remédios podem ser trocadas por QR Code


A Associação Latino-Americana das Indústrias Farmacêuticas (Alifar) anunciou que vai levar aos governos dos países que integram o Mercosul uma proposta de mudança das bulas de medicamentos impressas por modelos em QR Code.

Segundo a entidade, a mudança trará benefícios ambientais, com a redução de impressão em papel, além de dar mais acessibilidade aos usuários sobre a composição dos remédios.

O assunto está em discussão na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ideia é que a implementação da bula digital seja feita em fases.

Segundo a entidade, a sugestão foi feita por Reginaldo Arcuri, presidente do Grupo FarmaBrasil, durante assembleia feita na Argentina.

No ano passado, o Brasil aprovou uma lei (Lei 14.338/22) que permite aos laboratórios farmacêuticos inserirem QR Code nas embalagens de medicamentos para acesso a uma bula digital. O objetivo dessa lei era facilitar a leitura e a compreensão e permitir a conversão do texto em áudio ou vídeo. Porém a bula impressa não foi extinta. Ela continua sendo exigida e não poderá ser dispensada. Coube à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definir quais medicamentos teriam apenas um formato de bula.

Agora, com a nova proposta da Alifar, a bula impressa corre o risco de deixar de ser disponibilizada ao consumidor.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails