terça-feira, 27 de junho de 2023

Castelo do último baile da Monarquia Brasileira será reaberto ao público


Um lugar paradisíaco, localizado na Baía de Guanabara, pertinho do Centro da cidade do Rio de Janeiro. Esta é a Ilha Fiscal, local onde fica o castelo onde foi realizado o último baile da Monarquia Brasileira, ocorrido seis dias antes da Proclamação da República, em 1889. 

Após ficar fechado por um ano e meio para reformas, a espaço será reaberto à população no próximo dia 08 de julho e funcionará de quarta-feira à domingo nos horários de 12h45, 14h15 e 15h30. 

Construída a pedido do Imperador Dom Pedro II no final do século XIX para ser posto alfandegário do Porto do Rio de Janeiro, a edificação possui uma arquitetura em estilo neogótico provençal e arte em cantaria. 

A tradicional escuna que leva os visitantes até o monumento tem capacidade para receber 105 pessoas. Todas as visitas são guiadas por profissionais, que contam a história, tiram dúvidas e interagem com o público.

A novidade é a Galeota Imperial, embarcação utilizada pela Família Imperial, que está do lado de fora do castelo, em uma vitrine própria, em que o visitante, por meio de uma passarela, terá acesso. 

Atualmente, a Ilha Fiscal faz parte do Complexo Cultural mantido pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), e tem uma média de 40 mil visitantes anuais, conforme dados anteriores à pandemia. 

Os ingressos poderão ser adquiridos antecipadamente online ou na bilheteria do Espaço Cultural da Marinha, localizado na Orla Conde (Boulevard Olímpico), s/no, Praça XV, Centro, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails