quinta-feira, 8 de junho de 2023

Milhões de católicos tomam as ruas do Brasil nesse Corpus Christi


Católicos de todo o mundo celebram nesta quinta-feira, 08 de junho, um dos maiores eventos da Igreja Católica, o Corpus Christi.

Na celebração de Corpus Christi, os fiéis reafirmam a sua fé na presença real de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho consagrados na missa.

Instituída por Jesus na Última Ceia, a Eucaristia perpetua na Igreja o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Quando este sacramento é celebrado, o acontecimento central de salvação se faz realmente presente e nele se atualiza a obra da redenção da humanidade.

A fé católica professa que, pelas palavras de Jesus na Última Ceia “isto é o meu corpo”, “isto é o meu sangue” – e pela invocação do Espírito Santo na celebração da missa, o pão e o vinho não apenas “representam” ou “simbolizam” o corpo e o sangue de Cristo, mas se tornam verdadeira, real e substancialmente, o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Jesus Cristo”, ou seja, “Cristo completo”. É por essa razão que a Igreja Católica presta reverência e adoração à Eucaristia como o grande “mistério da fé”.

O que marca a festa de Corpus Christi é a procissão, quando ocorre a ornamentação das ruas, com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como serragem colorida, pigmentos, cal, flores, pó de café, etc. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.

No Brasil, milhões de católicos foram às ruas nessa santa celebração.

Em São Paulo a celebração contou com missa campal na Praça da Sé, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. Logo após, os fiéis saíram em procissão eucarística pelas rua do centro da cidade, passando pelo Pateo do Collégio, Mosteiro de São Bento e terminando no Largo de Santa Ifigênia, onde houve a bênção do Santíssimo Sacramento.

Em Manaus (AM) a missa solene, foi realizada durante a tarde, presidida pelo arcebispo de Manaus, cardeal dom Leonardo Steiner, na Avenida Eduardo Ribeiro, e reuniu fiéis de todas as paróquias da capital.

Em Porto Alegre (RS) a procissão foi antecedida por celebração de missa na Catedral Metropolitana pelo arcebispo Jaime Spengler. Em seguida, os fieis seguiram pelas ruas até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, na avenida Independência – no trajeto foram realizadas paradas breves em frente ao colégio Sévigné e à Santa Casa de Misericórdia para uma saudação aos profissionais da educação e da saúde, bem como aos enfermos.

Em Salvador (BA) a solenidade foi presidida, na Catedral Basílica, pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha. Após a Celebração Eucarística, os fiéis saíram em procissão pela Praça da Sé, Rua da Ajuda, Rua Chile, Praça Thomé de Souza, Rua da Misericórdia, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, onde aconteceu a bênção do Santíssimo Sacramento.



Em Ilhéus (BA), centenas de fiéis compareceram à missa solene, realizada na Catedral de São Sebastião, às 8 da manhã. À tarde, católicos de todas as paróquias da cidade se reuniram em procissão na Avenida Soares Lopes, indo até à Catedral de São Sebastião, onde houve a bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Bispo Dom Giovanni Crippa.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails