sábado, 6 de abril de 2024

México rompe relações com Equador após invasão de sua embaixada em Quito


O México anunciou na madrugada desta sexta-feira, 05 de abril, para sábado 06 de abril, o “rompimento imediato” das relações diplomáticas com o Equador depois que a polícia equatoriana invadiu a embaixada mexicana em Quito para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas, que havia recebido asilo político.

Em uma mensagem na rede social X, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador descreveu o incidente como uma “violação flagrante do direito internacional e da soberania do México”. Minutos depois, a ministra mexicana das Relações Exteriores, Alicia Bárcena, anunciou o rompimento das relações com o governo de Quito e avisou que recorreria à Corte Internacional de Justiça para denunciar o Equador.

“Tendo em vista a violação flagrante da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e os ferimentos sofridos pelo pessoal diplomático mexicano no Equador, o México anuncia o rompimento imediato das relações diplomáticas com o Equador”, disse Bárcena em um vídeo publicado no X. A autoridade acrescentou que a equipe diplomática mexicana deixará o país sul-americano imediatamente e pediu a Quito que “ofereça as garantias necessárias” para sua movimentação.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails