quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ABC da Moda

Quando o assunto é moda com toda certeza você quer estar antenada com as novas tendências do momento. 

Mas o que fazer quando não sabemos ou não entendemos do que se trata? 

Ideias de Barbara pensou nisso! 

Resolvemos fazer um mini dicionário, com as palavras mais interessantes e básicas do mundo da moda. 

Aqui você encontra a definição para os principais termos da moda: o conceito de uma peça, a tradução de uma tendência, uma palavra em língua estrangeira, os aviamentos e os tipos de tecido. 

Neste primeiro post, vamos colocar conceitos e definições até a letra C. 

Vamos lá... 

Dicionário da Moda

A

Activewear Essa expressão inglesa foi criada para se referir às roupas do tipo esportivas. Mas atualmente o termo sportswear é mais usado para identificar esses produtos para esportes. 

Alfaitaria Oficina onde são produzidas peças com cortes masculinos, como paletós, calças, camisas e coletes sob medida. 

Algodão egípcio Mais durável e macio do que o algodão convencional. 

Algodão penteado O fio desse tecido se torna mais macio e resistente a partir do processo em que as fibras mais curtas são eliminadas. 

Algodão pima Tão apreciado quanto o algodão egípcio, esse tecido com fibras longas é encontrado apenas no Peru. 

Algodão upland De fibras curtas, o upland é o mais plantado no mundo e funciona de base para comparação de qualidade com os outros tipos de algodão. 

Alpaca Tecido genérico (Algodão/viscose) que serve como forro em peças de roupa. 

Anágua Peça de baixo feita de tecido leve e usada como se fosse uma segunda pele. 

Ankle boots Modelo de botas que tomou conta do inverno 2007. Pode ser de cano curto (vai até abaixo da linha média da canela) ou sem cano (alcança o tornozelo). Os materiais variam entre camurça, couro e verniz. 

Argyle Estampa típica de roupas escocesas, é composta por listras e losangos coloridos. 

Artsy Estampa inspirada nas obras de arte. Os desenhos abstratos dos pintores Jackson Pollock e Mondrian estão em alta neste verão e aparecem em vestidos, blusas e calças. 

Assimetria Dá-se esse nome a formas diferentes e desproporcionais que parecem não combinar, mas na moda muitas vezes causam um bom efeito visual. Decotes um ombro só e saia com pontas irregulares são bons exemplos. 

B


Boêmio chique Estilo resgatado por famosas como a top model Kate Moss e a atriz Sienna Miller, que tem inspiração no movimento hippie e mistura peças étnicas e retrôs. Tem contrastes nas roupas entre tecidos nobres e casuais no mesmo look e aposta nos acessórios de couro ou camurça. 


Bolso faca É embutido na diagonal das peças, como calças, shorts e saias, e pode ter barra simples ou com acabamento do tipo viés. 


C

Cacharrel Blusa de malha fria, de toque macio, com gola alta e justa ao corpo. Existem modelos de mangas curtas e compridas. A origem do nome é inexplicada e não possui relação com a grife francesa Cacharel. 

Cache-coeur Decote cruzado, também conhecido como envelope, usado em blusas com ou sem manga e em vestidos. É ótimo para alongar a silhueta e disfarçar seios grandes. 

Canoa Decote raso, que vai de um ombro ao outro e lembra a forma de uma canoa. Também conhecido por bateau - barco em francês -, tem corte e profundidade iguais na parte da frente e das costas. 

Canvas Tecido forte e durável feito de algodão. Muito usado na confecção de casacos e bolsas. Originalmente era feito em linho ou hemp para confeccionar as velas dos barcos. 

Cardigã Casaco ou suéter sem gola com abotoamento frontal. Tem o decote redondo ou em V e suas mangas são sempre compridas. 

Cetim Tecido brilhante, macio e liso de origem chinesa. Existem diversos tipos e composições diferentes. De acordo com a qualidade, é utilizado na alta-costura, roupas finas, moda íntima ou trajes regionais. 

Cetim boucol Tipo de cetim pesado, muito utilizado nos vestidos de noivas e na alta costura. 

Cetim charmeuse As características principais desse tecido são o brilho intenso e a trama que pode ser vista no avesso. Tem bom caimento por ser 100% poliéster. 

Cetim duchese Muito usado na alta-costura e nos vestidos de noiva, esse tipo de cetim é mais brilhante e pesado que o cetim tradicional. 

Cetim peau d'ange Mais encorpado que o comum, também conhecido como vison, este cetim possui um brilho discreto, muito usado em enxovais domésticos. Expressão vinda do francês pele de anjo. 

Chemisier Peça do guarda-roupa feminino com o corte estilo camisa. Usada como vestido. 

Chulear Costurar o tecido para dar um acabamento nas bordas e evitar que o pano desfie. 

Ciré O ciré é o processo pelo qual a cera, aplicada através do calor e da pressão, torna os tecidos lisos e brilhantes, como o cetim, por exemplo. 

Crepe chiffon Tecido semelhante à musselina, quase sempre feito de poliéster, é leve e transparente, além de apresentar uma textura enrugada e fluida. 

Crepe georgette Tecido leve com superfície crepada. Ora trabalhado em seda, ora sintético.

Por hoje é isso.

Aguarde o próximo post com mais verbetes fashions.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails