Quando o assunto é moda com toda certeza você quer estar antenada com as novas tendências do momento.
Mas o que fazer quando não sabemos ou não entendemos do que se trata?
Ideias de Barbara pensou nisso!
Resolvemos fazer um mini dicionário, com as palavras mais interessantes e básicas do mundo da moda.
Aqui você encontra a definição para os principais termos da moda: o conceito de uma peça, a tradução de uma tendência, uma palavra em língua estrangeira, os aviamentos e os tipos de tecido.
Neste primeiro post, vamos colocar conceitos e definições até a letra C.
Vamos lá...
Dicionário da Moda
A
Activewear Essa expressão inglesa foi criada para se referir às roupas do tipo esportivas. Mas atualmente o termo sportswear é mais usado para identificar esses produtos para esportes.
Alfaitaria Oficina onde são produzidas peças com cortes masculinos, como paletós, calças, camisas e coletes sob medida.
Algodão egípcio Mais durável e macio do que o algodão convencional.
Algodão penteado O fio desse tecido se torna mais macio e resistente a partir do processo em que as fibras mais curtas são eliminadas.
Algodão pima Tão apreciado quanto o algodão egípcio, esse tecido com fibras longas é encontrado apenas no Peru.
Algodão upland De fibras curtas, o upland é o mais plantado no mundo e funciona de base para comparação de qualidade com os outros tipos de algodão.
Alpaca Tecido genérico (Algodão/viscose) que serve como forro em peças de roupa.
Anágua Peça de baixo feita de tecido leve e usada como se fosse uma segunda pele.
Argyle Estampa típica de roupas escocesas, é composta por listras e losangos coloridos.
Artsy Estampa inspirada nas obras de arte. Os desenhos abstratos dos pintores Jackson Pollock e Mondrian estão em alta neste verão e aparecem em vestidos, blusas e calças.
Assimetria Dá-se esse nome a formas diferentes e desproporcionais que parecem não combinar, mas na moda muitas vezes causam um bom efeito visual. Decotes um ombro só e saia com pontas irregulares são bons exemplos.
B
Boêmio chique Estilo resgatado por famosas como a top model Kate Moss e a atriz Sienna Miller, que tem inspiração no movimento hippie e mistura peças étnicas e retrôs. Tem contrastes nas roupas entre tecidos nobres e casuais no mesmo look e aposta nos acessórios de couro ou camurça.
Bolso faca É embutido na diagonal das peças, como calças, shorts e saias, e pode ter barra simples ou com acabamento do tipo viés.
C
Cacharrel Blusa de malha fria, de toque macio, com gola alta e justa ao corpo. Existem modelos de mangas curtas e compridas. A origem do nome é inexplicada e não possui relação com a grife francesa Cacharel.
Cache-coeur Decote cruzado, também conhecido como envelope, usado em blusas com ou sem manga e em vestidos. É ótimo para alongar a silhueta e disfarçar seios grandes.
Canoa Decote raso, que vai de um ombro ao outro e lembra a forma de uma canoa. Também conhecido por bateau - barco em francês -, tem corte e profundidade iguais na parte da frente e das costas.
Canvas Tecido forte e durável feito de algodão. Muito usado na confecção de casacos e bolsas. Originalmente era feito em linho ou hemp para confeccionar as velas dos barcos.
Cardigã Casaco ou suéter sem gola com abotoamento frontal. Tem o decote redondo ou em V e suas mangas são sempre compridas.
Cetim Tecido brilhante, macio e liso de origem chinesa. Existem diversos tipos e composições diferentes. De acordo com a qualidade, é utilizado na alta-costura, roupas finas, moda íntima ou trajes regionais.
Cetim boucol Tipo de cetim pesado, muito utilizado nos vestidos de noivas e na alta costura.
Cetim charmeuse As características principais desse tecido são o brilho intenso e a trama que pode ser vista no avesso. Tem bom caimento por ser 100% poliéster.
Cetim duchese Muito usado na alta-costura e nos vestidos de noiva, esse tipo de cetim é mais brilhante e pesado que o cetim tradicional.
Cetim peau d'ange Mais encorpado que o comum, também conhecido como vison, este cetim possui um brilho discreto, muito usado em enxovais domésticos. Expressão vinda do francês pele de anjo.
Chemisier Peça do guarda-roupa feminino com o corte estilo camisa. Usada como vestido.
Chulear Costurar o tecido para dar um acabamento nas bordas e evitar que o pano desfie.
Ciré O ciré é o processo pelo qual a cera, aplicada através do calor e da pressão, torna os tecidos lisos e brilhantes, como o cetim, por exemplo.
Crepe chiffon Tecido semelhante à musselina, quase sempre feito de poliéster, é leve e transparente, além de apresentar uma textura enrugada e fluida.
Crepe georgette Tecido leve com superfície crepada. Ora trabalhado em seda, ora sintético.
Por hoje é isso.
Aguarde o próximo post com mais verbetes fashions.
Nenhum comentário:
Postar um comentário