terça-feira, 7 de maio de 2019

Policiais dão as costas ao prefeito de Nova York

Policiais da cidade de Nova York voltaram a dar as costas ao prefeito Bill De Blasio. O episódio ocorreu no domingo, dia 5 de maio, durante o discurso feito pelo prefeito no funeral de Wenjian Liu, um policial assassinado por vingança de criminosos.

Esse mesmo protesto policial já havia ocorrido no sábado,dia 4 de maio, no enterro de Rafael Ramos, um outro policial. Ramos e Liu foram assassinados no dia 20 de dezembro por Ismaaiyl Brinsley como forma de retaliação a uma operação policial que resultou na morte de jovens negros - Eric Garner e Michael Brown.

No sábado, o prefeito apareceu de surpresa na primeira das cerimônias. O chefe de policia depois de Polícia William Bratton havia emitido um comunicado interno no qual lembrava aos subalternos que "o funeral de um herói é um momento de aflição, e não de queixa". 

Segundo William Braton o comunicado era uma forma de coerção."Não é uma ordem ou uma ameaça com expedientes disciplinas. Mas uma lembrança de que quando vestem o uniforme deste departamento, se comprometem com a tradição, a honra e a decência"

Apesar disso, os agentes policiais ignoraram as recomendações do chefe. Segundo os sindicatos da polícia, o apoio do prefeito às manifestações contra a ação policial foi uma espécie de incentivo que levou Brinsley a matar os policias Ramos e Liu.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails