sábado, 13 de novembro de 2021

Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca participa de lançamento de projeto em Ilhéus

Ontem, sexta-feira, 12 de novembro, o Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca Jorge Seif Jr. esteve em Ilhéus, BA, para o lançamento da pedra fundamental de um projeto inovador de Aquicultura em alto mar. 

Desenvolvido pela empresa norte-americana Forever Oceans, o projeto pretende investir milhões de dólares na criação de peixes na costa de Ilhéus.

"O setor de aquicultura e pesca nos últimos anos foi abandonado por governos anteriores" disse Jorge Seif, Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca. Além disso, o Secretário Jorge Seif destacou atributos da costa brasileira e falou sobre a criação de peixes em alto mar. "O Brasil com 8,5 mil quilômetros de costa, um potencial enorme, uma das 10 ou 15 maiores costas do mundo, mas não produz até o momento um quilo de peixe na piscicultura marinha. Isso vai mudar a partir de agora." 

Com um investimento de R$ 300 milhões, a empresa Forever Oceans Brasil prevê a implantação de duas fazendas marinhas compostas por 12 gaiolas cada, com capacidade para a produção de 8.000 toneladas/ano em cada fazenda, a construção de um laboratório para a produção de alevinos de Olho de Boi, além de um frigorífico capaz de processar 100 toneladas de peixes por semana. As operações devem começar em 2023, com a geração de 100 empregos diretos e 400 indiretos.

A primeira etapa do projeto contempla o início das obras de implantação do Laboratório de Produção de Alevinos de Peixes Marinhos (Hatchery). A área para a instalação das fazendas offshore está licenciada pelo Ibama. Com isso, a Bahia dá um passo importante para a consolidação da cadeia produtiva de peixes em grande escala
Sérgio Rogério, presidente do Comitê Sul Bahia, que compareceu ao evento, falou sobre a importância do desenvolvimento da atividade pesqueira na cidade e no estado. "Ilhéus possui todos os requisitos necessários para que esse projeto de Aquicultura marinha se desenvolva com sucesso, desde as condições ambientais e climáticas, até a localização e rede de escoamento de produção." - disse Sérgio Rogério.
O secretário Nacional de Aquicultura e Pesca garantiu a colaboração do governo federal no desenvolvimento de mais um tipo de atividade pesqueira que garantirá divisas não só para o município, como também para o estado e a federação.
"O governo federal é um entusiasta da pesca, está totalmente à disposição para ajudar, para deixar o empresário trabalhar, dentro da lei, dentro das normas." disse Jorge Seif.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails