terça-feira, 24 de maio de 2022

Bolsonaro sanciona Lei Henry Borel

O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) sancionou nesta terça-feira, 24 de maio, a Lei Henry Borel. A medida tornará o homicídio contra crianças e adolescentes menores de 14 anos de idade, crime hediondo – ou seja, um delito considerado cruel ou que causa repulsa na sociedade. 

O crime hediondo é inafiançável e insuscetível de graça, indulto ou anistia, fiança e liberdade provisória. Entre os crimes  considerados hediondos estão tortura, homicídio, latrocínio, estupro, sequestro, entre outros.

A sanção do Presidente implica na inclusão de novo trecho no Código Penal: “homicídio contra menor de 14 anos”. Uma adição variante ao homicídio qualificado. A pena passará a ser de 12 a 30 anos de prisão e não poderão ser aplicadas medidas ou decisões de juizados especiais, como conversão de pena para pagamento de cestas básicas ou multas. Caso o criminoso seja pai ou mãe, padrasto ou madrasta, cônjuge, irmão, tio, companheiro, curador, preceptor (que orienta na educação da criança) ou qualquer indivíduo que exerça autoridade perante a criança haverá acresciy de agravamento à pena. 

O projeto de lei de número 1.360/21 é de autoria da deputada federal Alê Silva (Republicanos-MG) e foi enviado para sanção presidencial no início de maio,  após ser aprovado nas duas casas legislativas. 

A medida será publicada no Diário Oficial da União na próxima quarta-feira, 25.

O nome da lei é uma homenagem ao pequeno Henry Borel, assassinado cruelmente no Rio de Janeiro, em um crime que envolveu a participação da sua própria mãe e do padastro.

Em 2019, o Ideias Barbara's, através de sua editora-Chefe, Barbara Bastos, apresentou ao Senado Federal uma ideia legislativa que transformava em hediondos os crimes praticados contra crianças.

Na ocasião, também publicamos artigo sobre essa ideia legislativa e pedimos ajuda de pessoas de todo o Brasil. Agradeço especialmente às meninas do grupo Mulheres com Bolsonaro por terem abraçado esse projeto e ajudado a conseguir as assinaturas para a ideia legislativa. É muito gratificante para nós, que os mesmos anseios que comungamos sejam representados por nossos parlamentares. É a voz do povo sendo ouvida em Brasília.


LINK PARA ARTIGO SOBRE TORNAR HEDIONDOS CRIMES CONTRA CRIANÇAS



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails