domingo, 24 de julho de 2022

Conheça o Projeto colo pra mãe


Faz parte dos nossos objetivos mostrar e apresentar projetos que realmente se baseiam em mudar a vida da sociedade, sanando problemas que muitos tentam até fingir que não existem.

Recentemente realizamos uma live sobre o autismo. Um dos pontos que foi levantado pela nossa convidada Clau de Luca, foi o abandono dos cuidados aos pais, tutores ou mais especificamente, às mães de deficientes.

Em meio a tudo que implica a criação de um filho com necessidades especiais, sejam elas físicas ou mentais, poucos percebem o desgaste físico, emocional e psíquico das chamadas "mães atípicas". São elas que acabam por receber a maior parte dos julgamentos, das críticas, das acusações e olhares tortos da sociedade. São elas que acabam sozinhas, isoladas, evitadas e até mesmo excluídas, sem amparo para compartilhar angústias, ansiedades, dúvidas, medos e receios.

Inimaginável que até o momento, pouquíssimas entidades públicas ou privadas tenham colocado em prática iniciativas que amparem essas mães.

Justamente por isso que resolvemos levar ao conhecimento de vocês um projeto que pensou e tem colocado em prática esse suporte às mães: O Projeto Colo pra mãe. Idealizado pela Prefeitura de Campina Grande (PB), o Colo pra Mãe busca trazer qualidade de vida e uma maior atenção para mães atípicas, que enfrentam uma série de problemas nos cuidados com os filhos, e na maioria das vezes, sem o apoio que precisam.

Com esse nobre objetivo, a Prefeitura de Campina Grande uniu a Coordenação da Pessoa com Deficiência do Município (PCD) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e lançou em março desse ano o Colo Pra Mãe – Cuidando de Quem Cuida, criado com o objetivo de oferecer cuidados especiais a mães de crianças com deficiência. O projeto conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura e das Coordenadorias da Mulher e da Saúde Mental, o que demostra como mobilizar várias ramificações da máquina pública administrativa em prol de objetivos e ações que coadunam.

E como foi pensado o projeto? O Colo pra mãe foi pensado e criado para oferecer cuidados especiais às mamães de crianças com algum tipo de deficiência. Os objetivos vão desde resgatar a autoestima dessas mães, cuidando da beleza, até dar suporte em suas reais necessidades, nos mais diversos fatores, já que muitas sofrem com algum tipo de abandono, seja familiar, ou até mesmo do seu cônjuge; ou em casos onde não há ninguém, além delas mesmas, para cuidar de si e dos filhos.

O projeto também oferece uma rede de apoio, formada por vários profissionais, como psicólogos e psicopedagogos, tendo como finalidade a promoção do autoconhecimento e crescimento desse público, nas suas múltiplas dimensões.

Inicialmente, o projeto pretendia alcançar cerca de duas mil mães de crianças com deficiência, matriculadas na rede municipal de ensino de Campina Grande, Paraíba. Mas, esse número pode ser bem maior, já que atualmente existem cerca de 27 mil pessoas com deficiência no município, e os benefícios poderão ser ampliados para as mães dessas pessoas.

Além de Campina Grande, a iniciativa também pretende alcançar os distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, atingindo diretamente a população mais carente de baixa renda e vulnerabilidade social.

Ideias como essa do Colo pra mãe, devem ser reproduzidas em todas as partes do Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails