segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Morre adolescente que contraiu raiva no Distrito Federal




Morreu no último sábado, dia 30 de julho, o adolescente que contraiu raiva no Distrito Federal. A vítima estava internada em um hospital particular desde 20 de junho. Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que “todas as medidas necessárias de investigação epidemiológica, controle e profilaxia foram tomadas junto aos familiares, contatos próximos e profissionais de saúde”. A pasta ainda disse que “medidas de bloqueio de foco e controle animal foram intensificadas em todo o Distrito Federal, a exemplo da antecipação da campanha de vacinação antirrábica animal em áreas urbanas e rurais.

Causada por um vírus, a raiva é uma zoonose que pode acometer diversos mamíferos, mas as principais espécies envolvidas no ciclo da doença são cães, gatos, morcegos, raposa, cachorro-do-mato e saguis. A doença é transmitida ao homem através da saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordida, arranhão ou lambida.

A doença é quase sempre fatal e se caracteriza por uma encefalite progressiva, levando à inflamação do cérebro. Desde 2020, segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 45 casos no país. Do total, apenas duas pessoas foram curadas.

Vale lembrar que donos de animais como cães e gatos devem vacinar seus bichinhos anualmente contra a Raiva.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails