quinta-feira, 1 de setembro de 2022

TSE atende coligação de Lula e suspende divulgação de pesquisa que apontaria Bolsonaro na frente em MG



O ministro Raul Araújo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu, nesta quinta-feira (31), por supostas irregularidades, a divulgação de uma pesquisa de intenções de votos que indicava o presidente Jair Bolsonaro (PL) liderando em Minas Gerais (MG).

Relator do caso, o ministro Araújo decidiu pela suspensão após aceitar recurso apresentado pela coligação Brasil da Esperança, dos candidatos Lula e Alckmin. A informação é da CNN Brasil.

De acordo com a campanha do petista, a pesquisa ModalMais/Futura, feita em MG entre os dias 16 e 19 de agosto, geraria prejuízo à “lisura do pleito eleitoral” pela forma como vinha sendo divulgada na internet.

Na ação, a campanha de Lula e Alckmin questionou que a pesquisa foi registrada apenas para consulta das intenções de voto para “os cargos de governador e senador, sem a previsão para a pesquisa ao cargo de presidente da República, o que consubstancia vício insanável”.

O ministro do TSE lembrou que as pesquisas, por possuírem influência junto ao público-alvo e servirem como elemento de interferência no processo eleitoral, devem ser devidamente registradas na Justiça Eleitoral em até 5 dias antes da divulgação de seu resultado.

“De acordo com as informações obtidas no PesqEle, no sítio do TSE, a pesquisa em comento foi registrada, de fato, somente para levantamento da intenção de votos para os cargos de governador e senador no Estado de Minas Gerais, e não para presidente da República. Nesse aspecto, em uma análise perfunctória, os questionamentos e a posterior divulgação dos resultados obtidos quanto ao cargo majoritário desrespeitam norma do TSE”, disse Araújo na decisão.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails