O mercado da maquiagem cresce de forma vertiginosa a cada ano, e as marcas não cansam de disponibilizar milhares de novos produtos aos consumidores todos os anos. Isso porque não é segredo para ninguém que os produtos de maquiagem estão na lista dos mais apreciados pelas pessoas há tempos.
Em meio a tantas novidades, muitos consumidores não se atentam a algo importantíssimo de checar, disciplinadamente: a data de validade dos itens de make up.
Sabe aquela base maravilhosa (e bem cara!)? Aquele batom incrível ou a máscara de cílios que te deixa com olhos marcantes? Pois é. A maioria das pessoas raramente se preocupa em observar se o produto está ou não vencido, ainda mais com a correria do nosso cotidiano.
Utilizar maquiagens vencidas é um erro enorme que pode trazer consequências nada agradáveis. Produtos cosméticos e maquiagens, se utilizados após a data de validade, podem provocar irritações na pele, como vermelhidão, coceira, pinicação e descamações. Fora que, geralmente, não entregam o resultado proposto.
Além de serem utilizados até o prazo de validade, tempo em que o produto fechado permanece viável, cosméticos e maquiagens precisam de uma outro ponto de atenção por parte do consumidor: Após aberto devemos nos atentar à ‘vida útil’, que corresponde ao tempo em que o produto permanecerá viável depois de exposto ao ambiente.
Depois que um produto é aberto para o uso, fica mais suscetível a condições ambientais, como umidade e/ou contaminantes (fungos, bactérias). A vida útil de uma base, batom, primer, ou qualquer outro tipo de maquiagem, depois de aberta para o uso também costuma ser exibida no rótulo do produto, geralmente com um desenho e a indicação de quantos meses aquele produto permanece apto para o uso depois que o lacre é retirado e a substância é colocada em contato com o ambiente.
Mas o que devemos fazer se usarmos um produto vencido e começarmos a ter reações estranhas ou algum tipo de alergia?
A primeira providência ao notar algum tipo de irritação é remover imediatamente a substância do rosto, utilizando água corrente e um sabonete suave, de preferência líquido. Caso a irritação ou outros sintomas persistam, procure imediatamente um médico.
Os piores produtos cosméticos para se usar após a data de validade são, justamente, maquiagens e filtro solar. As maquiagens costumam ser mais propensas à contaminação por fungos e bactérias. Isso pode provocar, além de irritações, infecções cutâneas mais sérias. E no caso do filtro solar, que tem ação protagonista na skincare diurna, o produto perde a eficácia após o fim do prazo de validade.
As mulheres, principalmente, têm a maquiagem como rotina de seu dia a dia, e não abrem mão de destacar sua beleza com os mais diversos produtos. Os queridinhos de uma make básica são o corretivo, o blush e a máscara de cílios. E é justamente esse trio que causa a maioria dos problemas relacionados ao prazo de validade vencido.
Então fiquem bem atentos, observem bem o prazo de validade e busquem nos rótulos das embalagens as informações referentes ao prazo de vida útil do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário