sábado, 15 de julho de 2023

Violência em Ilhéus: onda de arrombamentos e roubos assusta moradores


Ilhéus, cidade localizada no sul da Bahia, vem sofrendo com o aumento da violência. Desde o começo desse ano, uma onda de arrombamentos, roubos e furtos vem apavorando os moradores e comerciantes, especialmente no Centro da cidade.

São lojas, clínicas, mercados, prestadoras de serviço, instituições públicas todas arrombadas, saqueadas, e com prejuízos enormes.

Em janeiro desse ano, uma clínica médica e um laboratório de análises clínicas, que ficam no Centro da cidade, foram arrombados e roubados. Em fevereiro, uma loja de seguros foi totalmente destruída por arrombadores. Também no inicio desse ano, um mercadinho localizado na rua Bento Berilo foi arrombado e teve seu estoque de carne do sol totalmente furtado. Além desse estabelecimento, uma ótica também foi alvo de arrombamento.

Em abril, PMs pertencentes à 68ª CIPM foram acionados para atender ocorrência de arrombamento em uma clinica ortodôntica, na Avenida Soares Lopes, centro de Ilhéus. O bandido confrontou os policiais e houve troca de tiros.

No mês passado a loja de telefonia Oi, localizada na Rua Bento Berilo, no centro de Ilhéus, foi alvo de um arrombamento durante a madrugada. O incidente ocorreu por volta das 3h, e pelas imagens de segurança foi possível identificar quatro homens e uma mulher como suspeitos do crime. Ninguém foi preso.

Nem mesmo estabelecimentos públicos e religiosos são poupados. O Cras já sofreu vários arrombamentos, assim como um Centro Espírita que fica também na área central da cidade.

O caso mais recente dessa avalanche de crimes foi da loja de chocolates finos CACAO. O estabelecimento, inaugurado no início do mês de julho, foi arrombado e roubado duas vezes em um período de sete dias. Em um vídeo que vem viralizando na região, o empresário Bruno Silva, dono da loja, desabafa, mostra as imagens das câmeras de segurança que filmaram os bandidos e pede ajuda para quem souber de alguma informação dos criminosos que roubaram sua loja. Click aqui e Veja o vídeo.

Mas não são só os arrombamentos que aterrorizam a população. Os assaltos, inclusive à mão armada, também amedrontam o povo. A região do Centro da cidade, nas cercanias das Praças Castro Alves e Rui Barbosa, bem como a área da Avenida Soares Lopes até o quarteirão do cinema, são os locais preferidos dos meliantes para cometerem esse tipo de delito. Estudantes das escolas dessa área são as vítimas mais frequentes desses crimes. Recentemente, em outro vídeo que viralizou, é possível vermos duas adolescentes sendo assaltadas, em plena luz do dia, nas proximidades do AeroShake.

Outro fato estarrecedor que não podemos deixar de registrar é o aumento de dependentes químicos circulando no Centro da cidade. Na madrugada a região próxima à Praça JJ Seabra se torna zona de consumo de drogas.

Enquanto a população sofre, o que as autoridades do município fazem? Várias reuniões e mais reuniões. Mas soluções eficazes, nada de aparecerem. Planejam implementar uma base de policiamento militar no Centro. Mas enquanto um vereador apresenta um projeto de transformar o antigo Colégio General Osório, que se encontra totalmente abandonado e deteriorado, em base policial, outro vereador entra com ação para impedir a implantação dessa base alegando que o prédio é um patrimônio histórico. Pasmem! E o povo, onde fica nisso tudo? Sendo assaltado ou refém da criminalidade. Muito triste!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails