Em 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado, instituído por força da Lei nº 7.352/1985. Destaca-se, nesta data, a relevância do trabalho de pessoas que doam seu tempo, energia e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol de causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade.
Os voluntários, representados nos mais diversos segmentos (desde organizações educacionais a instituições que atuam em causas emergenciais humanitárias), coordenam campanhas de distribuição de alimentos, resgatam animais, contribuem para mobilizações ligadas à saúde e ao meio ambiente, entre outras iniciativas.
No Brasil, o voluntariado foi (e continua sendo) peça importante no enfrentamento à pobreza, ao abandono e desestruturação social. O instável momento econômico, refletido na queda na renda do brasileiro, torna o trabalho dos voluntários fundamental, especialmente no empenho em buscar formas de ajudar aqueles mais atingidos por uma crise financeira, sanitária ou educacional, seja coordenando campanhas de distribuição de alimentos, seja arrecadando roupas e itens de higiene pessoal, oferecendo cursos profissionalizantes, amparando animais abandonados ou protegendo o meio ambiente.
A recente “Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021” trouxe resultados positivos, revelando que tanto a quantidade de pessoas envolvidas com o voluntariado aumentou, quanto às horas dedicadas à atividade: 56% da população adulta diz fazer ou já ter praticado alguma ação voluntária na vida; 34% dos entrevistados revelaram-se voluntários ativos no momento da pesquisa. Uma excelente notícia!
5 maneiras de comemorar
Como o dia 28 de agosto é um marco para incentivar as pessoas a praticarem o voluntariado, nada melhor do que dar dicas de como comemorar o dia do voluntariado praticando trabalhos voluntários.
Por isso, seguem abaixo algumas maneiras de como você pode praticar o voluntariado:
1 – Apoie uma ONG
A escolha de uma instituição para dedicar seu tempo, trabalho e talento é uma das formas mais certeiras de praticar voluntariado, afinal, geralmente, uma instituição já vai fornecer os insumos necessários para o voluntariado.
Visite uma organização e pergunte no que você pode ser útil. Por exemplo, auxiliar no administrativo da instituição, ou reservar um período do seu dia para dar aulas para crianças, ou contar histórias para idosos.
2 – Organize uma campanha de doação
Muitas vezes a doação não é considerada uma prática voluntária, mas é sim um meio de promover o bem. Quem se dispõe a doar, está apoiando uma causa de seu interesse.
Uma forma voluntária de apoiar uma organização social ou uma causa é organizando uma campanha de doação. Alimentos, brinquedos, roupas, livros, materiais de higiene e kits são materiais que geralmente as organizações sociais precisam.
3 – Faça palestras em organizações
Se você tem o talento de ensinar para um público específico algo que sabe bastante, que tal organizar uma palestra em uma organização social? Ações pontuais também são meios de se doar para o próximo.
Como exemplo, podemos citar uma oficina de como elaborar um currículo, tema de extrema importância para aquelas organizações que trabalham com ressocialização de ex-detentos, ou inserção de jovens no mercado de trabalho, ou ainda, que trabalham com refugiados.
4 – Mobilize para uma causa
Outra maneira de comemorar o dia do voluntariado é mobilizando para alguma causa de seu interesse. Para isso, basta ter uma ferramenta bastante conhecida por todos nós: as redes sociais.
Divulgar campanhas de doação, contatos de organizações, alguma ação social específica que vai acontecer no seu bairro, entre outras coisas, é também uma maneira de ajudar. Felizmente, com as redes sociais, ganhamos a vantagem de democratizar informações e conteúdos e podemos usar isso para o bem!
5 – Organize ações para a melhoria do meio ambiente
Muitas vezes, achamos que o trabalho voluntário se restringe a uma ONG, ou instituição. Mas você pode praticar o voluntariado no seu condomínio ou bairro.
A revitalização de uma praça, plantio de árvores, ações voltadas para a reciclagem de materiais e coleta seletiva são exemplos de ações que podem ser realizadas sem apoio de uma organização específica.
É importante ressaltar que o trabalho voluntário pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha espírito cívico e interesse por ajudar a construir uma sociedade melhor.
Esperamos que cada vez mais pessoas compreendam o valor do voluntariado e busquem oferecer um pouco de si em prol da humanidade.
Aproveitamos esta data para parabenizar algumas das entidades e grupos que dedicam amor e tempo ao próximo.
- Lions
- Gacc Sul Bahia
- Amor sem fim
- Só solidariedade
- Amigos solidários
- Planeta dos Bichos
- Cruzada do Bem pelo Bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário