O verão já está batendo a nossa porta. É a estação em que todos queremos mostrar que estamos em forma. E nessa corrida para exibir nossos atributos, a barriga chapada é o sonho da maioria.
Separamos 8 alimentos que são essenciais para aqueles que desejam, ter uma barriguinha lisa e sarada.
Confira as dicas!
A água
Você deve beber pelo menos 1,5 L de água por dia para purificar seu organismo. Prefira as águas ricas em magnésio e cálcio, que vão lhe ajudar a eliminar as toxinas, facilitar a digestão e o trânsito intestinal. Outra coisa importante é procurar limitar o stress e a fadiga. Evite as águas gasosas que incham a barriga. Nem precisa lhe dizer para evitar os refrigerantes, certos sucos de frutas e limitar o café com açúcar e o álcool.
Os legumes
O ditado "5 frutas e legumes por dia" não é um mito, mas uma realidade. Comer legumes diariamente é indispensável para ficar sem barriga. Prefira os legumes verdes e ricos em fibras, portanto não restrinja as vagens, saladas, ameixas... Limite os legumes crus, pois eles são difíceis de digerir. E os legumes muito secos, muito ricos em celulose (fibras insolúveis) e que podem irritar facilmente os intestinos e inchar o estômago (grão de bico, lentilhas, feijão...) e também o repolho que é de difícil digestão.
Os peixes
Para otimizar suas chances de ter uma barriga plana, evite comer carnes gordurosas, miúdos e peixes gordos. Mas não se prive de comer carnes brancas e peixes magros: linguado, bacalhau, garoupa, pescada, truta... Você tem muito onde escolher! O ideal é comer peixe duas vezes por semana.
As matérias gordurosas
Evite as gorduras prejudiciais (contidas nas guloseimas de confeitaria, frituras, pratos preparados com manteiga...) que dificultam a digestão. No entanto, não tire certas gorduras de sua alimentação pois elas são necessárias ao seu organismo, que não sabe fabricar certos nutrientes contidos nos óleos. O azeite é um perfeito aliado, ele é rico em antioxidantes, em ácidos graxos saturados (neutros para o organismo) e em vitamina A e E. Ele é, aliás, utilizado na célebre dieta de Creta (ou dieta mediterrânea), um regime à base de legumes, frutas e azeite. Se você não gosta especialmente do azeite, você pode se virar para os óleos ricos em ômega 3.
O abacate
Mesmo se o abacate é considerado como uma fruta muito gordurosa e calórica, fique tranquilo, o abacate é composto de gorduras sadias, benéficas. Ele é fonte de vitaminas E e B (10 a 16 g por abacate) e potássio. Os ácidos graxos mono-insaturados diminuem a taxa de colesterol e agem sobre a regularização da glicemia (taxa de açúcar no sangue). Coma-o cru, em salada, grelhado ou em suco de legumes ou smoothies.
O pão de cereais
O melhor é mesmo diminuir o consumo de pão mas se você é realmente viciado, evite todos os pães brancos, pães de forma e outros pães ricos em glucídios. Prefira portanto os pães de cereais, os ricos em grãos e portanto ricos em fibras que regulam os intestinos e baixam a taxa do mau colesterol e elevam a do bom (só isto já vale a pena...). Se você comer legumes com a carne acrescente uma fatia de pão de cereais para equilibrar sua refeição.
A quinoa
A quinoa é um cereal, rico em fibras, ferro, vitaminas e pode substituir sem problemas os ricos em amido tradicionais: massas, arroz, sêmola. Ela limita o acúmulo de gorduras ruins. Ela tem a vantagem de poder ser degustada quente ou fria e portanto pode ser comida não importa se faz calor ou frio. Doce ou salgada, você pode prepará-la como bem lhe convier: cozida em leite e com fruta, em saladas ou com guisados, há muitas receitas que pode fazer com quinoa.
O aipo
O aipo é pouco calórico e rico em nutrientes. Ele é diurético em razão de seu alto teor em potássio e é excelente para lutar contra a retenção de líquidos. Ele abaixa a pressão arterial. Você pode comê-lo cru, em dips acompanhado de um molho leve de iogurte, em sopas ou smoothies. É igualmente um excelente "tira-fome", portanto não hesite em levá-lo para o trabalho sob forma de bastõezinhos para quebrar aquela fominha das 11 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário