sexta-feira, 31 de maio de 2024

Dia Mundial Sem Tabaco: Brasil diminui em 35% o consumo da substância


O consumo de tabaco está diminuindo, apesar dos esforços da indústria do tabaco para comprometer o progresso. É o que apontam as pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil e a Holanda se destacaram pelo êxito na redução do consumo de tabaco, depois de implementarem as medidas estipuladas pela Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

O Brasil obteve uma redução relativa de 35% desde 2010, enquanto a Holanda está prestes a atingir a meta de 30%.

As tendências em 2022 mostraram um declínio contínuo nas taxas de consumo de tabaco no mundo, mas os índices ainda são altos: Cerca de 1 em cada 5 adultos em todo o mundo consome tabaco.

Embora os números tenham diminuído constantemente ao longo dos anos, o mundo chegará a uma redução relativa de 25% no consumo de tabaco até 2025, não alcançando a meta global voluntária de 30% de redução proposto em 2010. Apenas 56 países em todo o mundo atingirão essa meta, quatro países a menos em comparação ao relatório de 2021.

Pesquisas demonstram consistentemente que crianças com idades entre 13 e 15 anos estão utilizando produtos de tabaco e nicotina.

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo. Estudos científicos publicados este ano mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes.

Parar de fumar pode ser desafiador, especialmente com o estresse social e econômico adicional que surgiu como resultado da pandemia. Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las a fazer isso.

Para proteger as futuras gerações e garantir que o uso de tabaco continue a diminuir, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicará o Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, deste ano, à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

"Houve um bom progresso no controle do tabaco nos últimos anos, mas não há tempo para complacência. Estou surpreso com o quão longe a indústria do tabaco vai para buscar lucros às custas de inúmeras vidas. Vemos que, quando um governo pensa que venceu a luta contra o tabaco, a indústria do tabaco aproveita a oportunidade para manipular as políticas de saúde e vender seus produtos mortais” .- afirma Ruediger Krech, diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS.

As 6 medidas de controle do tabaco são:

▪️ Monitorar o uso do tabaco e as políticas de prevenção.
▫️ Proteger as pessoas contra o tabagismo.
▪️ Oferecer ajuda para parar de fumar.
▫️ Avisar sobre os perigos do tabaco.
▪️ Aplicar proibições à publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.
▫️ Aumentar os impostos sobre o tabaco.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails