segunda-feira, 8 de julho de 2024

Suspeito de stalking é preso na BA; investigação aponta que homem ameaçou, perseguiu e divulgou fotos íntimas de mulheres


Um homem foi preso nesta segunda-feira, 08 de julho, suspeito de ameaçar, perseguir e divulgar imagens íntimas de mulheres que conhecia em aplicativos de relacionamento. Ele tinha um mandado em aberto e foi localizado na casa onde morava, no bairro do Outeiro de São Sebastião, em Ilhéus, no sul da Bahia.

A investigação apontou que o homem usou o perfil de uma plataforma de relacionamentos na internet para fazer contato com uma das vítimas, em janeiro desse ano. Ele chegou a iniciar um namoro virtual e trocou fotos íntimas com a mulher através de um aplicativo de mensagens.

A Polícia Civil identificou que o suspeito, que não teve nome divulgado e se identificou como personal trainer, insistiu em encontrar a mulher pessoalmente na cidade de Ilhéus. Contudo, ela rompeu o relacionamento, em abril.

“Insatisfeito com o término da relação, o homem passou a ameaçar a vítima de morte, fez montagem com a imagem de familiares, ameaçou divulgar as fotos íntimas dela, além de persegui-la com mensagens ofensivas e imagens de outras mulheres, com as quais a comparava e humilhava”, detalhou a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista, delegada Christie Correia de Andrade, responsável investigação.

Durante a apuração, outra vítima foi identificada. Segundo a polícia, essa segunda mulher teve os dados utilizados para cadastrar umas das linhas telefônicas usadas pelo suspeito.

Na casa do homem, os policiais apreenderam três celulares e um notebook. O material foi encaminhado para a perícia.

O suspeito foi submetido aos exames de praxe e conduzido para o Presídio de Itabuna, cidade vizinha a Ilhéus. Ele vai responder pelo crime de ameaça, pela perseguição (stalking) contra uma vítima e pela divulgação de imagens íntimas de outras três mulheres.

O Crime de Stalking

Desde 2021, stalking é considerado crime. A Lei 14.132/21 alterou o Código Penal Decreto-Lei 3.914/1941, que enquadrava a prática apenas como contravenção, punível com prisão de 15 dias a 2 meses e multa. Agora, um stalker pode sofrer com uma pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa. Caso o crime seja contra uma criança, adolescente, idoso.

De acordo com a lei, é crime: perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.

Como denunciar o Stalking

O crime de stalking ocorre quando há ameaça à integridade física e psicológica da vítima. Mas como identificar que você está sendo vítima?
  • Quando há medo de sair de casa
  • Quando a vítima sente necessidade de mudar sua rotina
  • Quando é preciso bloquear perfis e números de telefones
  • Quando a vítima tranca suas contas nas redes sociais
  • Quando há tentativa de invadir dispositivos eletrônicos
Como denunciar?

Procure a delegacia mais próxima ou acesse a delegacia eletrônica para registrar boletim de ocorrência.

Importante

Para que a polícia prossiga com uma investigação, a vítima precisa fazer uma representação, que é dizer às autoridades que deseja que o agressor seja processado. Isso pode ser feito em até 6 meses a partir do momento que se sabe quem é o autor do crime.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails