domingo, 18 de janeiro de 2015

A voz do Silêncio


Sabe aqueles livrinhos que você olha e não dá nada por eles?
Pois é, foi assim que olhei a primeira vez para A VOZ DO SILÊNCIO. Sem expectativa alguma. Mas confesso que foi uma impressão totalmente equivocada.
O livro surpreendeu.
A história encanta por sua simplicidade.

Samara é professora e vive com o marido e o filho. Ao conhecer Nádia, a filha de sua faxineira, fica muito comovida. A menina de seis anos é surda em consequência de sua mãe ter contraído rubéola durante a gravidez. A professora quer ajudar a garota e proporcionar-lhe um tratamento adequado. Para isso, terá de enfrentar uma batalha dura, na qual vai se deparar com muitas surpresas, mas sempre de coração aberto. 
No início veio a resistência de sua própria família, seu marido Rodrigo e seu filho Gustavo foram contrários a ideia de trazer Nádia para morar com eles. Mas a doçura da menina e a persistência de Samara acabaram por vencer as barreiras da convivência cotidiana.

Mas os problemas de Nádia não estavam só na conquista dos corações de Rodrigo e Gustavo. Sua jornada ainda estava no começo. Vários obstáculos ainda estavam por vir. Primeiro a dificuldade de encontrar tratamento, depois os entreves para achar uma escola para crianças com deficiência auditiva, o alto custo dos aparelhos...
E quando tudo parecia estar nos eixos, o inesperado: Rosa, a mãe de Nádia, volta do nordeste e resolve levar a menina embora.
Não se decepcione! A história não acaba aqui!
O final é tão surpreendente quanto o resto do livro.
A voz do silêncio é um livro inspirador. Um livro que nos mostra como podemos ajudarmos mutuamente, como devemos valorizar a vida, como aprender a conviver com as diferenças.
A autora Giselda Laporta Nicolelis apresenta, no decorrer da narrativa, muitas informações sobre surdez, exames, tratamentos. Tudo com objetividade, clareza e um toque de consciência e responsabilidade social.
É claro que eu não vou contar como termina a história de Nádia.
Porém, como sempre, deixo aqui um trechinho...

A garota se esconde como um animalzinho arisco atrás da saia da mãe.
- Como é seu nome? – pergunta Samara
- Ela não fala. – Rosa, a faxineira, responde com um olhar triste.
- Como assim, não fala?
- Ah, dona Samara, a menina nasceu surda. Tá com seis anos e nunca ouviu um som na vida. Nem a voz da própria mãe!
- Como é o nome dela?
- Nádia.
- Que nome bonito! Você sabia que Nádia quer dizer “esperança”?

Sobre a Autora

Giselda Laporta Nicolelis nasceu em São Paulo, 27 de outubro de 1938). Formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Publicou sua primeira história em 1972 e o primeiro livro em 1974. Foi então que descobriu seu verdadeiro caminho: a literatura infantil e juvenil, crianças e adolescentes. Hoje sua obra abrange mais de cem títulos, entre livros infantis e juvenis, ficção, poesia e ensaio, publicados por dezenas de editoras, com centenas de edições, e milhões de exemplares vendidos. Exerceu também o jornalismo, em publicação dirigida ao público infantil e juvenil, e trabalhou como coordenadora editorial, em duas coleções juvenis. Sócia-fundadora do Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil, cujo acervo se encontra atualmente na Universidade de São Paulo, da União Brasileira de Escritores, do Sindicato de Escritores do Estado de São Paulo e da Clearing House for Women Authors of America. Entre suas obras podemos destacar:

· A esperança de Bob
As Portas do Destino
· A menina que queria ser bruxa
· A toca do Edu e a copa
· O segredo da múmia inca
· Da cor do azeviche
· O milagre de cada dia
· Onde mora o arco-íris

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails