O tecido na parede vem ganhando espaço no segmento de decoração, isso porque é uma alternativa fácil e barata de dar um up no ambiente. Sem grandes reformas, o tecido na parede é uma ótima opção de mudança no ambiente que você mesmo pode realizar, deixado assim sua casa ainda mais a sua cara.
Mas, como colar tecido na parede ou como colar tecido na parede do quarto? Calma, veja abaixo dicas incríveis e um passo a passo completo de como se cola tecido na parede.
Preparando a parede
Antes das dicas de como colar tecido na parede é preciso observar se a parede escolhida do ambiente é adequada para receber um tecido. Não importa se você procura aprender como colar tecido na parede do quarto ou em uma sala, essa parede precisa estar em um bom estado para receber esse tipo de aplicação.
O que você deve observar:
- Se a parede escolhida está limpa, seca e sem infiltrações;
- Se a parede não possui desnível, caso a resposta seja sim, vale a pena lixá-la;
- Se a parede do ambiente está localizada em um local seco e com boa ventilação.
Vale destacar aqui também a escolha certa do tecido, opte por tecidos mais finos e leves como os de até 70% algodão. Outra dica é caso o tecido escolhido seja estampada, as melhores opções são as com desenhos menores, pois se for necessário realizar uma emenda durante a colagem eles são mais fáceis de se corrigir.
O que é necessário para colar o tecido na parede
São necessários alguns materiais para a colocação de tecido na parede. Mas primeiro lembre-se, separar os itens que serão usados é sempre importante, pois isso facilita e muito o andamento do processo de colagem.
Para o passo a passo de como colar tecido na parede é preciso ter os seguintes itens em casa:
- Água;
- Espátula;
- Estilete;
- Cola branca comum;
- Fita dupla face;
- Bandeja de pintura;
- Rolo de pintura;
- O tecido escolhido para colar na parede.
Formas de como colar tecido na parede
Existem diferentes técnicas de como se colar tecido na parede, porém as duas formas mais fáceis e práticas de se fazer esse tipo de trabalho na sua casa é usando a cola branca ou a fita dupla face. Esses materiais são fáceis de se encontrar em qualquer papelaria ou mercado e dão um resultado incrível e super prático. Vamos ao passo a passo de como colar tecido na parede.
Como colar tecido na parede usando cola branca
Para iniciar o passo a passo de como colar tecido na parede com cola branca é necessário que você utilize a água e a cola branca para fazer uma mistura, sendo ela de 1/3 de água para 2/3 de cola, a solução não deve ficar muito líquida ou tão grossa. Use o rolo de pintura para a aplicação da mistura por todo o comprimento da parede escolhida, espere alguns minutos até o local ficar pegajoso. Aplique o tecido já cortado na medida certa que irá ocupar na parede, as pequenas sobras entre a parede, rodapé ou teto devem ser cortados com o estilete.
A espátula deve ser usada na hora da aplicação para evitar assim as bolhas, caso você note que o tecido não aderiu a superfície, acrescente mais mistura. O tecido poderá apresentar um aspecto manchado, mas calma, ele ficará assim somente até secar por completo.
Como colar tecido na parede com fita dupla face
Caso a sua escolha seja colar tecido na parede com fita dupla face, é bom você ter em mente que a fita possui uma menor aderência e por isso, é mais indicada para superfícies menores. O ideal na escolha em colar tecido na parede com fita dupla face é usá-la nos acabamentos ou detalhes da colagem. A fita dupla face pode ser usada para como colar tecido na parede do quarto ou demais ambientes sendo uma alternativa temporária, como para festas onde esse tecido não permanecerá na superfície por longos períodos de tempo.
Dicas extras
Vimos acima que a melhor maneira de se usar tecido na parede é usando cola branca, isso porque a fita adesiva é mais adequada para superfícies menores e em casos de colagem temporária. Sabendo disso, aqui estão as dicas para potencializar a forma de como colar tecido na parede.
- Paredes brancas não interferem na cor final do tecido na parede, portanto essa superfície é uma ótima opção;
- É necessário medir as paredes que serão cobertas e comprar o tecido sempre com pelo menos 10 centímetros extras em todos os lados;
- Preste muita atenção à estampa na hora da colagem para encaixar de forma adequada os desenhos;
- Fique atento na aderência do tecido durante a colagem, caso seja preciso acrescente mais cola durante a aplicação;
- Atenção: Os tecidos mais finos podem ter um efeito carimbo em sua parede, podendo deixar a estampa na parede mesmo após sua retirada.
Agora basta você arregaçar as mangas e começar o trabalho.
Depois manda o resultado para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário