segunda-feira, 15 de abril de 2019

Notre-Dame em Chamas: igrejas católicas são atacadas e profanadas na França


Em março doze igrejas da França foram vítimas de um vandalismo evidentemente anticatólico ao serem atacadas, saqueadas e profanadas. Um dos ataques mais emblemáticos foi o realizado contra a igreja de Saint-Sulpice, incendiada no dia 17 de março. Após a Celebração Eucarística do meio-dia, o sacerdote desta paróquia viu um indivíduo colocando fogo em madeiras ao redor do templo, mas não desconfiou de nada. 

O fogo atingiu as grandes portas de madeira do templo e se espalhou para os vitrais e para uma escada. A polícia ainda está em busca do autor do incêndio. Os custos para restaurar o templo são estimados em centenas de milhões de euros.

Outro ataque foi registrado na igreja de Notre-Dame des Enfants (Nossa Senhora das Crianças) localizada na cidade de Nimes, onde vândalos profanaram o templo pintando uma cruz utilizando excrementos humanos, saquearam o altar principal e o sacrário, roubando as hóstias consagradas, que mais tarde foram encontradas no lixo.

Na cidade de Dijon, a igreja de Notre-Dame foi saqueada e profanada. O tabernáculo do templo foi arrombado e as hóstias que estavam dentro dele foram jogadas no chão e pisoteadas.

Em Lavaur, uma igreja foi assaltada por jovens aparentemente embriagados. O braço de um Cristo crucificado foi torcido com a intenção de parecer que fazia um gesto obsceno. Na periferia de Paris também foram realizados ataques a diversas igrejas importantes, que sofreram com o vandalismo.

A sincronia dos ataques e os mesmos alvos religiosos visados constantemente, evidenciam uma orquestração bem tramada.

Nestas situações nada acontece por acaso.

Tudo leva a crer que esse início sistemático de atos - misto de vandalismo e profanação - contra a Igreja Católica seja uma incipiente demonstração de ataques com objetivos pré-determinados, com fins escusos, porém desconhecidos. 

Mas nada disso nos preparou para o que estava por vir.

Hoje o ataque foi contra o maior símbolo do catolicismo na França: A igreja de Notre-Dame.

A catedral começou a ser construída em 1163 e só foi concluída 180 anos depois.

Mesmo antes de terminada, a obra em construção já atraía cavaleiros medievais que, durante as Cruzadas, iam à Notre-Dame rezar e pedir proteção antes de partirem para o Oriente. 

Além disso, na Catedral de Notre-Dame estava guardada aquela que se acredita ser uma das mais importantes relíquias da cristandade: os fragmentos da coroa de espinhos com a qual Cristo foi coroado pelos soldados romanos. A relíquia é apresentada aos fiés a cada primeira sexta-feira do mês, às 15h, e na Sexta-Feira Santa, das 10h às 17h. Os fragmentos da coroa estão guardados desde 1896 dentro de um tubo de cristal e de ouro na coroa de espinhos.  Outros tesouros também estaca abrigados lá: o prego sagrado e esculturas, como a Pietà dans le Choeur (feita antes da obra consagrada de Michelangelo), a imagem de Joana D’Arc e a Galeria dos Reis, composta por 28 estátuas de 3,50 metros de altura cada, representando figuras do Antigo Testamento e monarcas franceses.

O fogo foi finalmente controlado as 22 horas, em nosso horário local. A principio, as autoridades especulam se a causa do incêndio poderia ser uma obra no telhado. Esperamos rigorosas apurações sobre esse terrível acontecimento, uma vez que como vimos no inicio dessa matérias, outras igrejas já haviam sido alvo de vandalismo, profanação e terrorismo. Seria Notre-Dame também mais uma lavo disso?








Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails