sábado, 13 de abril de 2019

PM atende apelo e Helicóptero Águia salva vida de criança em SP

Maria Fernanda com o piloto do Helicóptero Águia


Por causa de um congestionamento e de um pneu furado, a estudante Maria Fernanda, de 10 anos, correu risco de perder um transplante de fígado nesta quinta-feira (11) hospital Sírio-Libanês em São Paulo. A menina, de Pindamonhangaba (SP), esperava há mais de um ano na fila para receber o órgão e caso não chegasse ao hospital a tempo poderia perder a chance.


Responsável pela criação de Maria Fernanda, a avó explica que a garota tem uma doença congênita e com um ano já tinha realizado um transplante. No começo de 2018, o corpo passou a rejeitar o órgão e ela precisou entrar novamente na fila por um fígado.

"É uma doença complicada, em que o órgão não trabalha direito e ela fica muito amarela. Eu tinha conseguido uma doadora, mas ela acabou desistindo. Então, nossa única esperança era esperar na fila, não tinha como perdermos essa chance", disse a avó.

Ao chegar a São José dos Campos (SP) - a cerca de 94 quilômetros da capital- e perceber que os imprevistos, o congestionamento e o pneu furado, atrapalhariam a chegada ao hospital no horário previsto, o motorista decidiu pedir ajuda em um batalhão da Polícia Militar.

Luiz Gustavo, que é motorista da secretaria de saúde de Pindamonhangaba, leva todos os dias pacientes da cidade para a capital para atendimentos médicos. Ele conta que não esperava encarar os obstáculos, mas que o lugar em que o pneu furou foi providencial.

"Saímos com quase três horas de antecedência, fomos pela Dutra, mas no trecho de Taubaté pegamos muita lentidão. Já em São José, o pneu do carro murchou e não dava mais para andar", disse e complementou.

"Fiquei desesperado até que olhei para o lado e vi o Batalhão da PM, na hora me deu um 'estalo' e fui lá ver se eles não tinham um helicóptero para levar", contou.

O setor do Águia da Polícia Militar informou que um helicóptero da capital foi até São José buscar a garota. O trajeto, que levaria ao menos 1h30 de carro, acabou durando, segundo a PM, cerca de 30 minutos.

Esta ação da Polícia Militar é mais uma prova de que uma instituição tão criticada, humilhada e mal falada, é sempre a que atendente a todos os tipos de chamados da sociedade, não medindo esforços para para agir em todo tipo de crise, quando outros órgãos falham no cumprimento de seus respectivos deveres.

A avó de Maria Fernanda, Maria Aparecida dos Santos, conta que se emocionou ao ser recebida pela equipe no hospital.

"Quando chegamos lá, a equipe estava com a maca já esperando e a minha neta entrou para a sala de cirurgia. Eu falei para ela que esse transplante ia ficar para a história, foi uma correria. Eu nunca tinha pensando em andar de helicóptero e na hora não deu nem para pensar no medo, só queria chegar logo", conta.

Às 19h30 Maria Fernanda já estava a caminho do quarto onde vai se recuperar da cirurgia. O fígado doado foi retirado de um morador de Caraguatatuba. Esperamos que a pequena Maria Fernanda se restabeleça e possa ter uma vida plena novamente. 

O caso de Maria Fernanda nos leva a uma série de reflexões sobre a falha de infraestrutura e logística que envolvem procedimentos de alta complexidade na área da saúde pública. Veículos sucateados, sem ter ao menos um step, rede sem aparato de amparo emergencial... Tudo isso precisa ser melhorado.

Mas, para a sorte de Maria Fernanda, a Polícia Militar estava lá...

Além do excelente serviço da Polícia Militar, ressaltamos aqui o papel do motorista da ambulância, um cidadão de bem, que se preocupou com o cumprimento da sua missão, muito além do lado profissional. Luiz Gustavo foi humano! 

Também não podemos deixar de lembrar da dor da família enlutada pela morte do ente querido, que ao passar para o mundo espiritual, acabou tornando-se doador do fígado que salvou a vida da pequena Maria Fernanda. Sem o gesto altruísta e abnegado da família desse rapaz, que deu a menina a oportunidade de continuar tendo uma vida normal.

Polícia Militar, Motorista de Ambulância e família do doador, todos juntos, unidos em uma verdadeira corrente do bem.

Esse é o Brasil que nós queremos!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails