terça-feira, 17 de setembro de 2019

Saiba como tirar a nova Carteira de Estudante Gratuita

O MEC - Ministério da Educação - lançou hoje o portal da ID Estudantil - Identidade Estudantil. A página traz todas as informações necessárias para obter a nova Carteira de Estudante, criada pelo governo Bolsonaro: Cadastro, Download do Aplicativo, esclarecimento de dúvidas. Além disso, o portal também tem um contador indicando quanto tempo falta para a data de início do processo.

O presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória (MP) que criou a ID Estudantil em 6 de setembro. A MP foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de 9 de setembro, data a partir da qual teve início o prazo de 90 dias para início da emissão das carteirinhas, que serão totalmente gratuitas para os estudantes.

A ID Estudantil poderá ser utilizada por todos os estudantes da educação básica (nível fundamental e médio), profissional, tecnológica e superior. O documento permitirá o pagamento de meia-entrada em shows, teatros, eventos culturais e outros benefícios garantidos aos estudantes.

Como baixar o aplicativo e fazer a ID Estudantil de forma gratuita?

Os alunos poderão adquirir a ID Estudantil por meio de aplicativos de celular. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play. O documento também poderá ser feito fisicamente pela Caixa, gratuitamente. 

A data de lançamento do aplicativo é 7 de dezembro. 

PROCEDIMENTO DE CADASTRO 

* Em qualquer tempo após a data de lançamento, basta procurar pelo aplicativo: ID Estudantil e baixa-lo. É rápido e fácil. 

* Após o download do aplicativo, selecione a instituição de ensino em que você está matriculado e preencha os dados solicitados como: nome, e-mail e telefone. 

* Após esse procedimento, será gerado um QR Code seguro e o documento digital é disponibilizado no app. 

A nova carteira digital será válida enquanto o aluno permanecer matriculado em estabelecimento que forneça dados sobre os níveis e as modalidades de educação e ensino. O documento perderá a validade quando o estudante se desvincular do estabelecimento.


Viu? Será fácil e simples. Assista o vídeo abaixo e saiba mais:




Links

Portal ID Estudantil

Matéria sobre assinatura da MP que criou a ID Estudantil 


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails