segunda-feira, 6 de julho de 2020

Congresso do peru aprova fim da imunidade parlamentar


O Congresso do Peru aprovou ontem uma reforma constitucional que elimina a imunidade para os parlamentares e presidente.  decisão veio logo depois que o governo anunciou um referendo sobre o tema para 2021. 

O anúncio da nova alteração da constituição peruana foi feito pelo Congresso, através do Twitter.

"Plenário Virtual aprova a reforma constitucional que elimina a imunidade parlamentar e reduz outras prerrogativas; alcança o presidente da República, ministros de Estado e outras autoridades"

O presidente peruano, Martín Vizcarra, havia anunciado algumas horas antes que em 2021 submeteria a um referendo sua proposta de reforma para eliminar a imunidade parlamentar, depois que o Congresso rejeitou a medida. Após o anúncio, o Congresso aprovou em uma nova sessão virtual - com 110 votos a favor e 13 contra - a reforma constitucional que elimina a imunidade para os parlamentares e altos funcionários públicos, como presidente e ministros.

Com a nova votação, o Congresso também estabeleceu que o presidente pode ser acusado por crimes contra a administração pública cometidos durante seu mandato ou antes de assumir o poder. O presidente do Congresso, Manuel Merino, anunciou que a reforma constitucional deve ser ratificada na próxima legislatura, que começa hoje.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails