O município de Érico Cardoso, na região da Bacia do Paramirim na Bahia, possui o terceiro maior número de eleitores analfabetos do Brasil. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade possui 27,46% do eleitorado apto a votar em outubro, 2.448 pessoas, composto por pessoas não alfabetizadas.
Na comparação nacional, o município baiano ficou atrás apenas de duas cidades, sendo ambas no estado do Amazonas: Envira (32,15%) e Ipixuna (29,37%). Em relação ao Nordeste, Érico Cardoso tem o maior número iletrados.
Caturama, cidade que também se localiza na Bacia de Caramirim, aparece entre os 20 municípios com maior incidência de analfabetos em seu eleitorado, com 24,45% (1.883 pessoas).
Entre os 27 brasileiros, a Bahia ocupa o 6º lugar em maior porcentagem de iletrados para as eleições de outubro. O estado possui mais de 700 mil pessoas analfabetas para o processo democrático deste ano, representando 6,85% do eleitorado.
Esses números absurdos refletem o total abandono do sistema educacional na Bahia, fruto de administração executiva do PT por 16 anos seguidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário