segunda-feira, 25 de julho de 2022

Adultos - Marian Keyes




Adultos. Esse é o nome do mais novo romance de Marian Keyes, escritora irlandesa que se tornou bestseller mundial contando irreverentes e delicadas histórias familiares.

Nesse novo livro, Marian conta a história dos Casey: uma família imperfeita, como tantas outras, repleta de dramas cotidianos, conflitos de relacionamentos e claro, muitas aparências custosamente preservadas.

A vida segue no ritmo dos Casey até que um acidente banal acontece e todos os segredos da família são revelados e finalmente chega a hora de todos encararem a verdade. Para quem já leu qualquer livro de Marian Keyes, os estopins que desencadeiam a série de acontecimentos paralelos e milimetricamente encadeados são um recurso excelentemente dominado pelo estilo de narrativa da autora.

O livro gira em torno de Johnny Casey, seus dois irmãos, Ed e Liam, suas lindas e talentosas esposas e seus filhos. Toda a trama se desenrola em festas de aniversário, Páscoa, celebrações de bodas, viagens nos feriados.

De forma geral, os Casey são uma família feliz. Pelo menos Jessie, esposa de Johnny - e também a mais rica de todos -, pode jurar que eles são. Mas basta chegar um pouco mais perto para sentir o cheiro de problema.

Enquanto uns não se suportam, outros se gostam um pouco demais da conta.

Apesar disso, a ordem familiar segue inabalada, até que Cara, esposa de Ed, sofre uma concussão e se torna incapaz de guardar para si o que pensa. Isso mesmo. Cara perde totalmente os limites e não consegue ficar de bico calado. Basta um comentário descuidado na festa de aniversário de Johnny, com todo mundo presente, para Cara começar a vomitar todos os segredos cabeludos da família perfeita. Esse trecho do livro aparece logo nas primeiras páginas e através de um elaborado recurso de estilo é retomado após vários flashesbacks, fundamentais, para o esclarecimento de todos os acontecimentos anteriores que convergiram para aquele exato momento.

Depois de lavar a roupa suja, os Casey sentem que é chegada a hora de finalmente encarar a realidade, e apenas uma pergunta passa a ocupar os pensamentos dos adultos da família: será que não está na hora de crescer?

Entre as várias tramas desenvolvidas pela autora, vale destacarmos a história de Cara, personagem que luta contra Bulimia. Com uma delicadeza imensa, Marian mergulha o leitor no íntimo desse problema, mostrando de uma maneira única os desafios de quem enfrenta esse distúrbio alimentar, os obstáculos no tratamento, as emoções e sentimentos envolvidos, e principalmente, como abala os relacionamentos sociais e afetivos.

Outra história para qual o leitor deve ter um olhar bem atento é a trama de Johnny. Ele é de longe, um dos personagens masculinos mais bem elaborados de Marian Keyes, uma mistura de masculinidade e emoções, que nos levam a encarar os dramas e traumas do ser humano por prismas bem especiais. Destaque aqui para a conturbada relação entre Johnny e seus pais.

Repleto de humor, hilárias situações, diálogos redondos, Adultos é um livro envolvente, uma narrativa que ao alcançarmos a última página, ficamos com a sensação de que qualquer um dos Casey poderia ser da nossa família, além de deixar no ar aquele gostinho de “Queremos mais”.

Lançado pela Bertrand Brasil, o livro "Adultos" é o mais novo, mais divertido e mais engraçado romance de Marian Keyes, autora do best-seller internacional "Melancia".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails