quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Aborto se torna ilegal em mais três estados dos EUA



Leis que proíbem o aborto entraram em vigor nesta quinta-feira (25) em mais três estados dos Estados Unidos. A promulgação dessa nova legislação ocorre dois meses após a histórica decisão da Suprema Corte de criminalizar o aborto.

Tennessee, Texas e Idaho, governados por republicanos, se somaram à dezena de estados que também implementaram leis aprovadas antes da decisão do mais alto tribunal do país.

Com seis juízes conservadores entre seus nove membros, a Suprema Corte derrubou em 24 de junho o direito constitucional ao aborto.

Essa vitória histórica do movimento conservador provocou uma tormenta política e pôs o assunto no centro da campanha para as eleições de meio de mandato, marcadas para novembro.

No Texas, a lei que entra em vigor nesta quinta-feira penaliza até mesmo com prisão perpétua qualquer integrante do corpo médico que praticar um aborto, exceto em caso de risco de morte para a mãe.

No Tennessee, onde a interrupção da gestação era proibida depois da sexta semana, qualquer pessoa que praticar um aborto pode ser condenada à prisão.

Em Idaho, noroeste do país, o novo texto estabelece pena de dois a cinco anos de prisão para quem realizar o procedimento, com exceção para o caso de estupro ou incesto.

A longo prazo, cerca 50% dos estados do país, especialmente os do centro e do sul, conservadores e religiosos, podem proibir ou restringir fortemente o aborto.

Em Indiana, uma lei desse tipo entrará em vigor em 15 de setembro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails