sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Morre Jô Soares, ator e jornalista




Morreu na madrugada de hoje aos 84 anos Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 28 de julho. A informação foi confirmada por sua ex-mulher Flávia Pedras nas redes sociais.

José Eugênio Soares nasceu no dia 1 de janeiro de 1938, no Rio de Janeiro. Filho único do empresário paraibano Orlando Heitor Soares e de Mercedes Leal Soares, com apenas 12 anos ele se mudou com a família para a Europa, onde pensou em seguir a carreira diplomática. Estudou em colégios renomados como o Colégio de São Bento, no Rio, Colégio São José, em Petrópolis, e no Lycée Jaccard, em Lausanne, na Suíça, mas seu amor pelas artes cênicas falou mais alto.

Ao longo de décadas,Jô estrelou novelas e programas humorísticos como Satiricon, Planeta dos Macacos e Viva o Gordo.

Em em 1988, Jô Soares enveredou em outra área da Televisão: o jornalismo. Sua primeira "casa" foi o SBT, onde comandou o "Jô Soares Onze e Meia". O programa,que revolucionou o formato de talk show no Brasil, ficou no ar até 1999. Durante estes 11 anos, foram mais de seis mil entrevistas, com figuras que vão de Bill Gates ao ex-presidente da então União Soviética, Mikhail Gorbachev.

Como jornalista, Jô Soares escreveu para a revista Manchete, para o jornal O Globo e para a Folha de São Paulo. Entre os anos de 1989 e 1996, foi colaborador da revista Veja e, em 1995, lançou o livro "O Xangô de Baker Street", que ficou na lista dos mais vendidos e foi adaptado para os cinemas em 2001. Ele também escreveu os livros "O Homem que Matou Getúlio Vargas" (1998), "Assassinatos na Academia de Letras" (2005) e "As Esganadas (2011).

Em 2000, ele retornou à Globo como apresentador do icônico "Programa do Jô", que ficou no ar até 2016. Com uma linha parecida com o "Jô Soares Onze e Meia", o programa que ficou no ar por 16 anos foi marcado pelo Sexteto e por grandes entrevistas. Em sua primeira semana de volta à Globo, colocou no ar uma entrevista que entraria para a história da TV brasileira e seria posteriormente eleita pelo próprio Jô como uma das mais importantes de sua carreira, com Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Belo. Ao lado de grandes nomes do jornalismo brasileiro como Dilea Frate e Max Nunes, Jô Soares transformou as madrugadas da TV brasileira em sucesso de audiência.

Deixamos aqui nossas sinceras homenagens a esse profissional e ser humano que foi Jô Soares. Como editora-chefe do Ideias Barbara´s agradeço a ele pela gentileza e humildade que sempre recebia minhas sugestões de entrevistados para o seu programa. Deixará saudades.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails