quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Número de candidatos a Deputado Federal atinge record em 2022



A eleição 2022 promete ser marcante. Não bastasse a emocionante disputa majoritária ao cargo de Presidente da República, neste pleito outra categoria política vem despertando a atenção dos eleitores: são os deputados federais.

O pleito desse ano já traz uma característica marcante: é a eleição com o maior número de candidatos da deputados eleitores de todos os tempos. Em 2022 19,4 candidatos disputam cada vaga da Câmara dos Deputados. Em 2018,esse número era 16,7. Para se ter noção do crescimento que vem ocorrendo ao longo dos anos, em 1994 foram registrados 3,3 candidatos por vaga.

Enquanto o número de candidatos aumenta, o número de partidos políticos envolvidos na disputa a deputado federal permaneceu praticamente o mesmo. Em 2018 eram 35 legendas com candidatos à Câmara. Em 2022, são 32 partidos.

Na contra-mão desse movimento, encontramos a chamada Cláusula de Barreira, um dispositivo da legislação Eleitoral que tem por objetivo reduzir o número de partidos, diminuir a fragmentação partidária e melhorar as condições de governabilidade.

Em vigor desde 2018, a Cláusula de Barreira atingiu novos patamares em 2022,mas o desempenho mínimo dos partidos aumentou. Isso após a proibição de coligações nas eleições proporcionais, justamente as de deputados federais.

Segundo a regra, na eleição para a Câmara dos Deputados,as legendas devem alcançar no mínimo 2% dos votos válidos,distribuídos por pelo menos um terço das unidades da Federação,com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas. Ou, eleger pelo menos 11 deputados federais distribuídos em pelo menos 9 estados do Brasil.

Como podemos perceber, a Cláusula de Barreira ainda não alcançou seu objetivo principal, não desencorajando partidos ou candidatos. Porém, ainda existe a expectativa de redução de partidos aconteça nos próximos anos,principalmente após o resultado dessas eleições 2022,oque deve deixar muitas legendas sem fundo partidário e sem tempo de rádio e TV

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails