terça-feira, 29 de novembro de 2022

Um em cada três senadores brasileiros respondem a processos judiciais


A situação do nosso Senado Federal é lamentável. Atualmente, um em cada três senadores três senadores, responde a algum processo judicial. Este é reflexo de uma vergonhosa característica do sistema político brasileiro que permite parlamentares que sejam considerados réus, que estejam sob investigação ou que já tenham sido condenados à prisão, possam legislar. Ou seja, independentemente das "contas" que tiverem acertando com a justiça, eles continuam tendo o poder de criar e de votar leis que podem influenciar na vida do cidadão brasileiro.
 
Muito já foi feito na política brasileira, mas apesar das mudanças significativas em nossa legislação, ainda convivemos com o sério problema do alto índice de parlamentares que respondem algum tipo de processo criminal. Práticas como corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, peculato e crimes eleitorais estão no currículo de vários senadores e para nossa tristeza, grande parte já exercendo mandatos sucessivos.

Por isso, ter consciência na hora de escolher em quem votar é fundamental para uma significativa reviravolta nesse cenário. Porque é escolhendo parlamentares idôneos, ficha limpa, que mordomias como o “foro privilegiado”, uma das causas do problema, pode ser abolida e  deixar de existir.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails