quarta-feira, 22 de março de 2023

Cuidados com a pele no outono



Cada época do ano conta com características climáticas diferentes, como queda de temperatura e ambientes mais secos, que podem afetar o rosto e o corpo.

O outono é caracterizado pelo renascimento das folhas e um clima aconchegante. Época de mudanças, inclusive para nossa pele, que fica mais suscetível ao ressecamento e às alergias. Para você ficar por dentro dos cuidados com a pele no outono e adequar sua rotina de skincare à chegada da nova estação, preparamos um conteúdo exclusivo!

Características da pele no outono

Em algumas regiões do Brasil, nem conseguimos notar a mudança para o clima mais frio e seco, característico da estação do outono. Já no Sul e no Sudeste, percebemos nitidamente como nossos hábitos do dia a dia podem interferir na aparência e na saúde da pele.

É comum que a pele no outono fique mais ressecada, devido ao clima, à água mais quente do banho ou até à preguiça de aplicar o hidratante gelado no corpo. Nesse período, temos menor umidade, dias mais frios e menor incidência solar. A pele pode ressecar muito mais nessa condição.

Cuidados com a pele no outono: dicas para adotar na estação

Os cuidados com a pele no outono devem ser redobrados, para mantê-la sempre saudável e hidratada, enquanto todo o cenário muda ao nosso redor. Para ajudar nisso, separamos algumas dicas especiais.

Evite banhos com água muito quente

Os banhos quentes e demorados favorecem a perda da água da pele e a retirada dos óleos naturais, deixando-a mais ressecada. Prefira banhos mornos ou frios.

Não exagere na limpeza da pele

Evitar a limpeza em excesso é a segunda dica de cuidados com a pele no outono. Isso é importante para manter a qualidade da pele.  A escolha do sabonete é fundamental: Ajuste o sabonete de acordo com seu tipo de pele e as necessidades dela. Em geral, usamos agentes mais suaves e neutros para a limpeza facial. Além disso, o rosto não precisa ser lavado mais do que duas vezes ao dia.

Hidrate de manhã e à noite

A hidratação não precisa ser excessiva, mas é um passo obrigatório para evitar o ressecamento e descamação da pele. O hidratante deve ser indicado para o seu tipo de pele, como qualquer outro cosmético.

Um rosto ressecado tem um visual com menos viço, menos brilho, aparenta ser mais craquelado e com linhas visíveis. A escolha do hidratante é fundamental para garantir o seu aspecto saudável.

A dica de como cuidar da pele é hidratar o corpo até 3 minutos após o banho, pois nesse período os poros da pele estão abertos e absorvem melhor os cremes aplicados.

Inclua a vitamina C na sua rotina

O uso de vitamina C é outra das dicas para cuidar da pele no outono. Ela ajuda a manter o brilho do verão nos meses mais frios, recuperando a luminosidade e a firmeza da pele.

A Vitamina C também trabalha na uniformidade do tom e da textura, estimula a produção do colágeno, protege contra os agressores externos e – usada pela manhã – potencializa a proteção do filtro solar.

Use filtro solar

Sempre ressaltamos a importância do uso do protetor solar por aqui, faça chuva ou faça sol, em casa ou na rua. Então, é claro que os cuidados com a pele no outono não poderiam ser diferentes: aplicar diariamente um filtro solar adequado para seu tipo de rosto é fundamental!

Aposte nos óleos corporais

Aposte nos óleos corporais de banho: eles formam uma barreira protetora contra a perda de água da pele no chuveiro. Produtos com manteiga de karité, ureia e óleo de amêndoas são recomendados.

Lábios também precisam de hidratação

Para evitar que os lábios rachem e ressequem com a mudança de clima, leve sempre um hidratante labial e aplique quando sentir que a pele precisa.

Ativos recomendados para cuidar da pele do rosto no outono

A pele do rosto é ainda mais fina e sensível que a pele do corpo. Já sabemos que a Vitamina C é um agente curinga que funciona muito bem em todas as estações do ano, mas quais são os outros ativos recomendados para cuidar bem da cútis nessa época?

Além dos agentes limpantes mais suaves e da hidratação, podemos manter a rotina de cuidados com ácidos e ativos que estimulam a renovação celular.

Hidratantes como ácido hialurônico, niacinamida e ceramidas são os mais indicados. Já para melhorar a renovação da pele e a retenção de umidade, a dermatologista indica o uso de AHA’s como Ácido Glicólico, Ácido Lático e Ácido Mandélico.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails