sábado, 25 de março de 2023

Filme do Mês: A Elefanta do Mágico


Esse mês nossa coluna cinematográfica traz a indicação de uma animação como filme do mês: A Elefanta do Mágico.

Lançado em 17 de março na plataforma Netflix, o longa é baseado no livro infantil homônimo da escritora Kate DiCamillo, renomada autora infantil, ganhadora da Medalha Newbery em 2004 pelo livro “A Lenda de Despereaux”. A honraria é um prêmio literário concedido anualmente para os autores que mais contribuem com literatura norte-americana para as crianças. Isso por si só já tornaria a ELEFANTA DO MÁGICO um desenho especial.

O personagem principal da animação é Peter, um órfão que vive com um ex-soldado aposentado que o salvou da guerra. Embora seu tutor insista que sua irmã recém-nascida tenha morrido, o menino ainda mantém a esperança de encontrá-la viva.

Ao consultar uma misteriosa cigana, Peter gasta sua única moeda buscando encontrar uma pista do paradeiro de sua irmã perdida. Como resposta, a cigana o manda seguir a elefanta do mágico. Mas como fazer algo desse tipo se o local onde Peter mora nem elefante tem? É aqui que entra a figura do mágico, um personagem frustrado pela descrença do povo na mágica. Atrapalhado, ele  erra um feitiço e acaba por invocar uma elefanta.

Peter agora tem a chance de seguir a pista da cigana e encontrar sua irmã. Mas as coisas não serão tão fáceis para o pobre menino. Para poder seguir a elefanta, Peter terá primeiro que cumprir três tarefas impossíveis impostas por um Rei fanfarrão e libertar o animal. Cada uma dessas tarefas traz para o espectador muitas mensagens motivacionais, de esperança, determinação e fé,usando outros personagens da trama para que cada tema seja tratado de forma única.

Com as vozes de astros consagrados no cinema e televisão como Noah Jupe (Um Lugar Silencioso), Brian Tyree Henry (Atlanta), Benedict Wong (franquia Doutor Estranho), Kirby (Barry), Sian Clifford (Fleabag) e Miranda Richardson (Harry Potter e o Cálice de Fogo), a animação desperta no espectador a sensação de mergulharmos num mundo mágico, onde tudo é possível. A direção é da animadora Wendy Rogers, mesmaque fez umexcelente trabalho em Gato de Botas 2. O roteiro é assinado pela autora Kate DiCamillo e Martin Hynes, roteirista de Toy Story 4.

Ocupando um lugar na lista dos tops 10 da Netflix, a animação surpreendeu com a velocidade do seu sucesso. O segredo do enredo de A ELEFANTA DO MÁGICO é o resgate à magia dos contos de fada. Sem vilões ou mensagens de nenhum tipo de doutrinação, a história de Peter é recheada de fé e esperança. Justamente isso é que torna tão linda a animação.

Sem querer dar spolier, sugiro que prestem muito atenção no finalzinho do filme, quando a cigana arremata o desfecho da história de Peter com uma linda mensagem sobre a Fé. É um lindo discurso.

Um filme que com toda certeza vale muito a pena assistir em família. 

Confiram o trailer e se apaixonem pela linda história de Peter em busca da sua família.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails