quinta-feira, 21 de março de 2024

21 de Março: Dia Internacional da Síndrome de Down


21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data está no calendário da Organização das Nações Unidas desde 2012. De acordo com a ONU, a data tem o objetivo de conscientizar a população e de quebrar o estigma social. A síndrome de Down é uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. A data de comemoração não foi escolhida por acaso. O dia 21 de março faz analogia a chamada trissomia do 21.

É importante ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença. A síndrome leva o nome de John Langdon Down, um médico britânico que foi o responsável por identificá-la pela primeira vez.


Meias Coloridas

Neste dia é comum ver pessoas com meias de diferentes cores. Trata-se de uma forma de chamar a atenção para a causa e despertar a curiosidade da população.

A intenção é que as pessoas, ao verem outras com as meias coloridas, iniciem uma conversa sobre isso e, assim, seja possível difundir informações de conscientização. A ideia faz parte das estratégias de esclarecimento fomentadas pela World Down Syndrome Day, página oficial do Dia Mundial da Síndrome de Down.

Combatendo a desinformação e o preconceito

Nascer com Síndrome de Down não impede uma vida cheia de realizações. A conscientização das famílias e da sociedade sobre essa condição genética é o primeiro passo para que os indivíduos com Down tenham acesso aos recursos e suporte necessários para o seu desenvolvimento e em todos os sentidos e, assim, a sua inclusão social ocorra na prática.

Em vez de focar nas limitações, é crucial valorizar as habilidades e talentos das pessoas com Síndrome de Down. Cada indivíduo tem algo especial a oferecer ao mundo, e é nosso dever reconhecer e apoiar seu potencial único.

Inclusão não é apenas uma palavra, é um compromisso. Neste dia e todos os dias, vamos nos esforçar para criar ambientes inclusivos em nossas comunidades, locais de trabalho e escolas, onde todas as pessoas se sintam bem-vindas e valorizadas.

Garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário a serviços e oportunidades é essencial para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Vamos trabalhar juntos para remover barreiras físicas, sociais e educacionais, e para promover a acessibilidade em todos os aspectos da vida.

As pessoas com Síndrome de Down enfrentam muitos desafios em sua jornada pela igualdade de direitos e oportunidades. Vamos nos posicionar como aliados ativos na luta por justiça e inclusão, apoiando suas demandas e amplificando suas vozes.

No final do dia, o que realmente importa é o amor. Neste Dia Mundial da Síndrome de Down, vamos celebrar o amor e a resiliência das pessoas com essa condição, e nos inspirar em sua força e determinação para superar desafios e alcançar seus sonhos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails