quinta-feira, 21 de março de 2024

Rio e São Paulo têm aviso de chuvas extremas e 'grande perigo' com avanço de frente fria


Tempo severo no Sul, aviso de "chuva extrema no Rio de Janeiro" e "chuva volumosa, ventania e ressaca no litoral de São Paulo" estão entre os principais destaques da previsão do tempo para o período entre esta quinta-feira, 21 de março e domingo, 24 de março.

Órgãos de monitoramento apontam para riscos de deslizamentos de terra e inundações neste período.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estados do Sudeste devem registrar fortes temporais, sobretudo a partir de sexta-feira.

A virada no tempo é provocada por uma frente fria que já atua sobre o Sul.

Ela deve ter um deslocamento lento sobre a região no fim de semana. Isso vai favorecer altos acumulados pluviométricos.

A situação deve ser mais preocupante na região metropolitana de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no sul do Espírito Santo e em todo o estado do Rio de Janeiro. Essas regiões estão sob aviso de “grande perigo”.

Nesses locais a chuva pode ser superior a 100 milímetros por dia, e os ventos podem chegar a 100 km/h. Os alertas, de acordo com o Inmet, se estendem até domingo.

Mas há regiões, sobretudo no Rio, onde há previsão de um maior total de chuva acumulada nos próximos dias, superando inclusive o volume médio de chuva para todo mês em apenas 48 horas.

Orientações para a população

Inmet e Cemaden deram algumas orientações prioritárias para a população das áreas que serão atingidas pelas tempestades:

  • Evitar deslocamentos desnecessários.
  • Ficar atento a alertas da defesa civil nas redes sociais e na internet.
  • Pelo Whatsapp (61) 2034-4611, é possível receber os alertas, além de orientações sobre o que fazer em casos de desastres.
  • Alertas pelo Telegram: @defesacivilbrbot.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails