terça-feira, 6 de março de 2018

Camel Club

Não posso me referir a este livro sem ter em mente uma palavra: surpresa.
O nome do autor não me dizia nada. Fui atraída pelo resumo, contido em sua contracapa. Mas ainda assim não me empolguei logo de cara. Pensei: Tudo bem, vou comprar. No máximo será uma coisinha água com açúcar, para relaxar meus neurônios.
Mal sabia eu, o enredo maravilhoso que tinha nas mãos.
Camel Club foi o primeiro livro que li do escritor David Baldacci. Famoso principalmente por suspenses políticos, ele já publicou mais de 20 livros, alguns inclusive já foram adaptados para o cinema, mas, infelizmente, Camel Club não está entre eles.
Mas o que seria o Camel Club?
O título do livro se refere a um grupo de pessoas, cada uma muito capacitada em áreas específicas do conhecimento, que se reúnem para discutir a situação política dos Estados Unidos da América, em busca de algum golpe ou operação que possa estar em desenvolvimento por baixo dos panos. Tudo com uma generosa pitada de várias teorias da conspiração. Esse eclético grupo, que é composto por um nerd com TOC, especialista em tecnologias da informação, um ex-agente da CIA, um ex-combatente do exército e um bibliotecário, é apresentado nesse livro e, para a alegria dos leitores que se encantaram com os personagens, irá aparecer em pelo menos quatro outros livros do mesmo autor.
A trama de Camel Club começa quando seus integrantes testemunham, acidentalmente, o assassinato de um importante agente do governo, são envolvidos em um esquema secreto sem precedentes e partem para uma investigação independente. Nesse caminho eles se deparam com uma trama que envolve a sopa de letrinhas das agências do governo (FBI, NSA, CIA, etc), terroristas árabes e até mesmo o presidente norte-americano.

O livro é muito bem escrito, ainda que o leitor talvez fique ligeiramente perdido algumas vezes com o elevado número de personagens. Mas isso não atrapalha a diversão e rapidamente pegamos o ritmo da narrativa, repleta de instigantes reviravoltas.
O ápice da história é capaz de deixar qualquer um sem fôlego, devido ao grande fluxo de acontecimentos. Sabe aquele livro em que você pensa que já decifrou tudo e de uma hora para outra toda a história muda? Pois é, este é o caso do Camel Club.
Embora a trama seja intensa e surpreendente, o leitor deve ficar bem atento à complexidade do enredo. É desta forma que o autor consegue a façanha literária de deixar o leitor preso até a última página.
De todos os personagens, o mais intrigante é Oliver Stone. Isso mesmo, um homônimo do famoso cineasta. A vida desse personagem é envolta em uma nuvem de mistérios, que só vão sendo descobertos aos poucos, no decorrer das páginas.
Vale destacar também as fantásticas composições dos cenários onde ocorrem as ações mais intensas e as brilhantes descrições sobre os bastidores da Casa Branca.

Sobre o Autor
David Baldacci nasceu na Virgínia, em 1960. Antes de se dedicar à carreira de escritor, atuou como advogado em Washington. Seus livros foram publicados em mais de 80 países e traduzidos para 45 idiomas. Conhecido mundialmente por seus thrillers, que já venderam mais de 110 milhões de exemplares e entraram 16 vezes consecutivas na lista de mais vendidos do The New York Times, Baldacci também já teve alguns de seus romances adaptados para o cinema. Entre suas obras estão Toda a verdade, Traição em família, Poder absoluto e Um certo verão. Ele e a esposa criaram a Wish You Well Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar projetos educacionais e literários nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails