quinta-feira, 21 de março de 2019

Lei permite visita de animais de estimação aos seus donos em hospitais

Uma lei que garante e regula a entrada de animais de estimação em hospitais foi sancionada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, na última quarta-feira (20 de março).

De acordo com o texto aprovado na Câmara Municipal, desde que autorizados pelo médico do paciente e pela comissão de infectologistas das unidades públicas e privadas, os pets poderão visitar os seus donos. 
No Rio de Janeiro, os animais de estimação já
podem visitar seus donos em hospitais
Autor do texto, o vereador Luiz Carlos Ramos Filho, presidente da Comissão de Defesa dos Animais, comemorou: "É uma grande vitória não só para quem defende a causa animal, mas para toda a sociedade. A presença do pet pode melhorar a recuperação do paciente", explica o vereador.
De acordo com a lei, para que o animal acesse as dependências algumas regras devem ser respeitadas: os animais terão que estar com as vacinas em dia, higienizados, com a guia e a visita seguirá as normas criadas pelo hospital. 
"Além de propiciar o exercício de habilidades como coordenação motora fina e percepção, a interação dos pacientes com os pets motiva a concentração e a socialização do indivíduo por meio da interação com os bichos", afirma Carlos Alberto Chiesa, diretor do Hospital Placi, que já utiliza a terapia animal para a melhora de pacientes.
Hoje os animais podem ter papel fundamental em terapias de tratamento de algumas doenças, além de ajudar o lado psicológico e emocional de seus donos.

Em 2017, uma pesquisa realizada com 750 enfermeiras do Royal College of Nurses, na Inglaterra, descobriu que quase metade tinha trabalhado com animais - incluindo pôneis e esquilos, bem como gatos e cachorros - em algum momento de suas carreiras. No total, 82% disseram que os animais - em especial cães - encorajaram os pacientes a serem mais ativos fisicamente, enquanto quase 60% disseram que sua presença parecia acelerar a recuperação física.
Visitas de animais de estimação podem ajudar a
controlar a ansiedade e melhorar o estado do paciente

Além disso, pesquisas médicas mostram que os cães reduzem a ansiedade no hospital, algo com o que muitas pessoas sofrem.  É fato que a ansiedade é um  dos fatores que pode retardar a cura.
Essas novas orientações encorajaram, pela primeira vez, os hospitais brasileiros a serem mais receptivos aos amigos de quatro patas e a introduzirem terapias assistidas por animais, especialmente para acalmar os nervos dos pacientes ansiosos. Esperamos que esse seja um movimento que começou no Rio de Janeiro e se espalhe por outras cidades, outros estados.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails